Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
18/03/2019 15:21 compartilhe:

Mais 17 servidores do TRT-RS se formam em mediação e conciliação para atuar nos Cejuscs

Início da galeria de imagens.
Imagem aberta da cerimônia, mostrando a mesa oficial e os servidores formandos, sentados.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou, nesta sexta-feira (15/03), a entrega de certificados para servidores formados no curso “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho”. A solenidade ocorreu no prédio da Escola Judicial do TRT-RS, que oferece a capacitação em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Essa é a terceira turma que conclui o curso, iniciado no segundo semestre de 2017. Com os 17 novos formandos, já são 60 servidores capacitados para atuarem nos Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas).

Veja as fotos do evento.

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Cunha Mattos, parabenizou os formandos. A magistrada manifestou sua satisfação em ver servidores formados naquilo que sempre defendeu na carreira: a conciliação. Para a presidente, a cultura de litigar até a última instância precisa mudar: os processos trabalhistas, até mesmo pelo seu caráter alimentar, precisam ser resolvidos rapidamente, não se admitindo longas tramitações. “Nosso papel é conciliar, mediar e resolver. Nada melhor que aproximar as partes e seus procuradores, com a interlocução de mediadores preparados para essa função, supervisionados por colegas juízes”, disse a desembargadora.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Ricardo Martins Costa, comentou que a atividade dos mediadores e conciliadores exige uma formação multidisciplinar. “Eles são, por definição legal, conforme o artigo 149 do CPC, auxiliares da Justiça. Essa formação resulta em uma nova especialidade, uma nova profissão: a figura do mediador/conciliador”, referiu o magistrado. Também participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, e o juiz auxiliar da Corregedoria, Clocemar Lemes Silva.

A servidora Cintia Barcelos Fernandes falou em nome dos formandos. Ela destacou o recente surgimento dos Cejuscs como alternativa para materializar e efetivar o direito postulado e já definido pelo Judiciário, mas ainda carente de execução. A partir da instituição desses centros, lembrou Cintia, veio a necessidade de qualificar profissionais para auxiliarem na tarefa da mediação, desempenhando um papel que transita pelo emocional e psicológico das partes, pelo direito material e processual trabalhista e pela capacidade financeira e vontade política da empregadora. “Iremos atuar neste Rio Grande tentando trazer resultados práticos às partes que buscam a solução de seus conflitos e disseminando a prática da conciliação”, declarou a servidora. 

Realizado ao longo de um semestre, o curso “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho” é dividido em quatro módulos e busca desenvolver todas as competências para a atuação na área. O primeiro módulo, de 60 horas, foca em aspectos teóricos, abordando "Teoria e solução de conflitos", "O processo de mediação", "Comunicação e técnicas de mediação", "Direito processual e material do trabalho" e "Noções de cálculo para mediação". No segundo módulo, com carga horária de 12 horas, os participantes assistem a audiências. O terceiro módulo (24,5 horas) envolve conhecimentos em "Cálculos Trabalhistas", "Sistema AUD", "Prática de Cejusc" e "Comunicação interpessoal". O quarto e último módulo, de 20 horas-aula, consiste em um estágio supervisionado no Cejusc, ocasião em que os alunos atuam em audiências reais de conciliação, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores.

Veja quem são os novos formandos:

  • Alisson Meotti
  • Andreia Gonçalves Xavier Ribeiro
  • Barbara de Oliveira Frank
  • Bianca Ferreira Pinheiro
  • Carla Ancinelo Mossmann
  • Cintia Barcellos Fernandes
  • Clarissa Silva Portela Lopes
  • Debora Carvalho de Assis
  • Gabriel Lusiano Chedid
  • Giuliana Mayara Silva de Oliveira
  • Larissa Monte Blanco
  • Marcia Lamberti Doval
  • Mauricio Nozari
  • Sandro da Silva Lima
  • Simone Nascimento da Silva
  • Vitor Edson Paim Marques
  • Hilda Cristina Britto Macedo
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes. Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias