Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/11/2018 13:44. Atualizada em: 20/11/2018 14:33.

Aberta exposição sobre a história da Biblioteca do TRT-RS no Foro trabalhista de Porto Alegre

Visualizações: 5
Início da galeria de imagens.
Foto posada da presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Matos, com as servidoras homenageadas.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi aberta, nessa segunda-feira (19/11), a exposição "Biblioteca do TRT-RS 70 anos - 1948-2018". A mostra, que conta a história da unidade por meio de instalações, textos, livros e um vídeo, permanecerá em cartaz até o dia 30 de novembro no espaço Lenir Heinen, localizado no prédio 1 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432). Posteriormente, entre os dias 3 e 14 de dezembro, a mostra estará montada no saguão do prédio-sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1100). O horário de visitação em ambos os espaços é das 10 às 18h. A exposição foi idealizada e organizada pelo Memorial, Comissão de Cultura e Escola Judicial (EJud4) do TRT-RS.

Confira mais imagens no nosso álbum

Na solenidade de lançamento, a diretora da EJud4, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, destacou que a Biblioteca traz a memória do conhecimento produzido ao longo da história sobre Direito do Trabalho, ramo no qual se baseia o Judiciário Trabalhista. A magistrada afirmou ser uma grande responsabilidade abrigar a Biblioteca como parte da EJud4. "No ano em que assistimos, consternados, as chamas que eliminaram a memória do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, é imprescindível que celebremos, por meio dessa oportuna exposição, essa trajetória de 70 anos voltada à construção do conhecimento jurídico", avaliou.

A juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre e integrante da Comissão Coordenadora do Memorial, afirmou que a exposição conta a história e a perspectiva de futuro da Biblioteca. Segundo a magistrada, com a diversificação das fontes de informação, a biblioteca do futuro deverá ser um espaço de mediação de informações, com o trabalho de catalogar e apresentar o conhecimento confiável, sendo que os profissionais que realizam esse trabalho serão cada vez mais importantes. A juíza explicou que a mostra é composta por seis painéis que contam a história da Biblioteca, além de uma representação das redes de informações com que trabalha a unidade, um painel sobre as obras mais antigas do acervo, um vídeo com depoimentos de servidores que passaram pela Biblioteca e uma mesa de compartilhamento de livros.

Já a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Matos, ressaltou que a Biblioteca conta com o maior acervo documental sobre Direito do Trabalho do Rio Grande do Sul, com mais de 100 mil itens no catálogo. Na avaliação da desembargadora, uma Biblioteca com 70 anos, viva e atuante, representa um grande patrimônio para a comunidade jurídico-trabalhista do Rio Grande do Sul, porque preserva a história dos seus juízes, servidores, advogados, procuradores, peritos, e todos aqueles que se integram na história da Justiça do Trabalho ao longo do tempo. "A Biblioteca é o cérebro da nossa instituição", afirmou a desembargadora. "Todos que, como eu, privilegiam o conhecimento sistemático a partir dos livros e do conhecimento da jurisprudência por meio das revistas especializadas, sabem da importância de uma biblioteca organizada e atualizada", declarou.

Ao agradecer a todos que atuaram ao longo do tempo na Biblioteca, e ao corpo funcional de hoje, a desembargadora também doou ao acervo três obras sobre Direito que fizeram parte da sua formação como magistrada. Foram os livros "Princípios Gerais de Direito Sindical", de Mozart Victor Russomano, em edição de 1975; a Tese de Livre Docência do jurista José Luiz Ferreira Prunes, ex-presidente do TRT-RS; e o Anteprojeto do Código Civil de 1972, autografado por um dos autores.

Certificados

No final da solenidade, foram entregues certificados para servidoras que atuaram ao longo do tempo na Biblioteca do TRT-RS. Leia, abaixo, a lista de agraciadas: 

 - Jenny Job - in memoriam - diretora do Arquivo de 1948 até 1962

 - Olinda Paixão - in memoriam - diretora do Serviço de Documentação de 1962 até 1988

 - Lila Maria Bard Correa - diretora do Serviço de Documentação de 1988 até 1992

 - Simone Maria Simões - diretora do Serviço de Documentação de 1992 até 2000

 - Regina Otília Figueira Maciel de Marco Ferreira - in memoriam - coordenadora de Documentação e Pesquisa de 2000 a 2016

 - Carla Teresinha Flores Torres - coordenadora de Documentação e Pesquisa em 2017

 - Adriana Godoy da Silveira Sarmento - assistente chefe da Biblioteca

Também foram homenageadas, pela sua atuação na Biblioteca, as servidoras Ironita Bastos Machado, Nora Costa Burchardt e Magda Rigon.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista