Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/10/2018 22:06. Atualizada em: 25/05/2020 16:02.

Arena do Grêmio recebe ação de conscientização contra o trabalho infantil

Visualizações: 49
Início da galeria de imagens.
Seleção do Grêmio é acompanhada por crianças com a camiseta da campanha de Combate ao Trabalho Infantil
Seleção do Grêmio é acompanhada por crianças com a camiseta da campanha de Combate ao Trabalho Infantil
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Nas horas que antecederam a partida entre Grêmio e Sport Recife nesse sábado (27/10), integrantes da Justiça do Trabalho distribuíram material informativo sobre os malefícios do trabalho infantil. Panfletos e cataventos – símbolo da campanha mundial a respeito do tema – foram entregues aos torcedores que foram assistir ao jogo. No gramado, circulou uma faixa com mensagem de combate ao trabalho infantil, e os atletas foram acompanhados por crianças vestidas com camisetas da campanha ao entrarem em campo. Esclarecimentos adicionais foram exibidos nos telões do estádio. 

Acesse as fotos da ação.Abre em nova aba

Ações de conscientização contra o trabalho infantil foram promovidas em jogos da dupla Gre-Nal em Porto Alegre, neste mês de outubro, no qual celebra-se o Dia da Criança. As atividades iniciaram no domingo 14/10, na partida entre Internacional e São Paulo. No dia 12 de outubro, uma faixa com mensagem de combate também entrou em campo na partida entre Juventude e Goiás, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Engajamento

As ações são fruto de parceria firmada por representantes do TRT-RS e da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 4a Região (Amatra IV) com dirigentes do Grêmio e do Internacional. A organização das atividades está a cargo dos gestores regionais do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho. 

Trabalho Infantil

Atualmente, conforme o IBGE, 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil. A legislação proíbe o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14. Até os 18, é vetado o trabalho em atividades noturnas e perigosas. Porém, a maior parte dos jovens de 14 a 17 anos ocupados está em situação irregular de trabalho. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo, 73 milhões de menores de idade trabalham em ocupações perigosas, como agricultura, mineração, construção civil e fábricas com condições precárias. O número representa quase metade dos 152 milhões de jovens que têm entre cinco e 17 anos de idade e estão envolvidos em alguma atividade produtiva.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
trabalho infantilinstitucionalhorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista