Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/10/2018 22:07. Atualizada em: 05/10/2018 12:55.

Exposição “Três Tempos” é inaugurada no saguão do TRT-RS com obras do artista plástico Will Cava

Visualizações: 65
Início da galeria de imagens.
Foto da exposição
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição “Três Tempos”, do pintor, gravador e desenhista Will Cava, entrou em cartaz nesta quarta-feira (3/10) no saguão do Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.100), em Porto Alegre/RS. As obras ficarão em exibição até o final do mês de outubro, e poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. 

Na solenidade de abertura da exposição, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, elogiou o talento do artista. “São obras que retratam dramas sociais, com traços que remetem ao realismo fantástico. Tenho certeza de que será uma exposição de grande sucesso”, declarou. A seguir, Will Cava apresentou as obras ao público e explicou a organização da mostra. “A exposição revela três momentos diferentes do meu trabalho. Algumas obras são reflexões que tratam mais diretamente de questões sociais, o que fica mais evidente nas xilogravuras. Há outro grupo de desenhos com interferências sobre offsets, e um terceiro com imagens mais abstratas”, explicou. 

A cerimônia contou com a presença da servidora Renata Peil Marques Vaz, que já foi aluna do artista no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e abordou a obra de Will Cava no trabalho de conclusão de curso de Artes Visuais da UFRGS. “Ele é comprometido com a luta social, um artista contestador. Cada trabalho dele mostra a realidade do cidadão comum, do trabalhador. O TRT-RS é um excelente espaço para as obras de uma artista dedicado a esse tema”, afirmou. 

A exposição “Três Tempos” é composta por 28 obras de Will Cava. Os trabalhos são divididos em três grupos, relacionados a diferentes técnicas e períodos da carreira do artista. São dez xilogravuras, dez desenhos sobre offset desconstruídos com interferências de pastel oleoso e tinta acrílica e oito pinturas sobre papel em técnica mista. 

Também participaram da solenidade a desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), a desembargadora Maria Madalena Telesca e a servidora Milene Tafra da Fontoura, integrante da Comissão de Cultura do TRT-RS. 

Will Cava nasceu em Pelotas. É pintor, gravador e desenhista. É formado no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde atualmente é instrutor de arte responsável pelas oficinas de desenho, xilogravura e gravura em metal. Na década de 70 publicou histórias em quadrinhos em diversos jornais e revistas, entre eles a Folha da Manhã, o Pasquim e o Planeta. Participou dos livros de humor 14 Bis, da Editora Garatuja, e Antologia do Humor Gaúcho, da L&PM. Em Porto Alegre, fundou o Atelier de Gravura em Metal do Museu do Trabalho, o Atelier de Litografia Oficina 11, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul, e a Associação Independente de Artistas (AINDA). Entre os prêmios que já recebeu estão o IXº Salão Jovem Artista, o IXº Mostra de Gravura de Curitiba, o IXº Salão de Câmara de Porto Alegre e o Prêmio Açoriano Destaque em Gravura. Já participou de exposições no Club del Grabado de Montevidéu (Uruguai), no Grand Palais Champs-Elisées de Paris (França), no Brasil SUR em Buenos Aires (Argentina), no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e, em Porto Alegre, no Museu de Arte Contemporânea do RS, no Museu de Artes do RS, no Museu de Direitos Humanos do Mercosul, na Usina do Gasômetro, no Centro Municipal de Cultura, no Museu do Trabalho, no Santander Cultural e na Galeria Iberê Camargo, entre outros locais. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista