Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/08/2018 18:01. Atualizada em: 29/08/2018 15:02.

Exposição "Sete Olhares sobre Gaia" inaugurará no TRT-RS

Visualizações: 50
Início do corpo da notícia.

destaque site.png

Na próxima segunda-feira (3/9), será inaugurada, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.100), em Porto Alegre, a exposição “Sete Olhares sobre Gaia”. A mostra tem como tema a fotografia de natureza em seus vários aspectos. Ela ficará no prédio-sede do TRT-RS até 14 de setembro; de 17 a 28/9, estará em cartaz no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432), no Espaço Lenir Heinen. Os locais estão abertos para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Sete fotógrafos integrantes do Coletivo de Fotografia Ambiental colaboram na exposição. Entre eles está Rodrigo Baleia, falecido em maio deste ano. Ele será homenageado pelos colegas na abertura da mostra, que ocorrerá às 17h de segunda-feira, no saguão do prédio-sede do TRT-RS.

Serão expostas, ao todo, 35 imagens que mostram fauna, flora, paisagens, astrofotografia e ecologia de diversos locais do planeta. Confira, a seguir, uma breve apresentação de cada um dos fotógrafos.

  • Andre Nery
    contato@andrenery.net
    Portfólio: www.andrenery.netAbre em nova aba
    “Nessas duas décadas atuando no mercado, busquei sempre ter o controle total do processo fotográfico a fim de tirar o máximo de cada imagem. Quando a fotografia se tornou digital, além da obtenção, acabei me especializando também no processamento e impressão das imagens. Esta experiência agora está a cargo de projetos autorais, como a astrofotografia, e de viagens com roteiros montados para fotógrafos. As fotos do Pantanal aqui expostas são uma amostra de um desses destinos.”

  • Bruno Prisco Junior
    bruno@lexsis.com.br
    Portfólio: Instagram pjr.bruno
    Apaixonado por esportes e natureza, uniu o gosto pela fotografia com a vontade de compartilhar imagens singulares e marcantes por onde passa. No seu trabalho procura captar a essência do momento e com isso transmitir as sensações vivenciadas. Busca um equilíbrio entre a arte de fotografar, as técnicas de captação e os recursos tecnológicos; vê a incrível evolução da fotografia digital como uma avalanche de possibilidades a serem exploradas e descobertas convergindo a realidade retratada com a percepção do observador.

  • Fabio Viero
    contato@fabioviero.com
    Portfólio: Instagram @fabioviero
    Começou a fotografar em 2010, direcionando seu trabalho para a fotografia de paisagem, longas exposições e timelapses. Procura aliar técnica fotográfica com tecnologia para alcançar a plenitude de sua fotografia que visa não somente retratar lugares e momentos, mas também ser informativa, positiva e útil do ponto de vista prático. Tem trabalhos publicados em jornais de grande circulação e, nos últimos anos, tem se dedicado à astrofotografia com intuito de aumentar a consciência das comunidades em relação ao aumento da poluição luminosa tanto nas cidades quanto em lugares mais remotos e para lembrar que precisamos apreciar as belezas de nossa natureza, aqui na Terra e no universo.

  • Gustavo Pauletti Gonçalves
    gusta2501@gmail.com
    “Iniciei na fotografia no início dos anos 2000. Fascinado por atividades outdoor, a fotografia de natureza se encaixou perfeitamente como forma de mostrar aos mais próximos as experiências que vivia. Do P&B, passando pelo cromo e já há muitos anos usando os avanços da fotografia digital, sempre fui bastante criterioso no olhar para um clique. Mania de “dinossauro” da fotografia que precisava controlar as 36 poses.”

  • João Paulo Lucena
    joao.p.lucena@gmail.com
    Portfolio: 500px.com/jplucenaAbre em nova aba
    Ganhou sua primeira câmera aos 9 anos e com ela nasceu a absoluta paixão pelos temas ligados à natureza. Aperfeiçoou os estudos em fotografia e cinema, tendo percorrido com a câmera os mais diversos ambientes naturais, da alta montanha aos desertos, das cavernas às florestas, do pampa ao cerrado. Ultimamente tem se dedicado às paisagens, à vida selvagem e à astrofotografia, percorrendo os sertões do nosso país. Colabora desde 1999 com publicações impressas e eletrônicas sobre os temas natureza, viagens e esportes de ação, tendo atuado como fotógrafo outdoor do “Programa Adrenalina” - Canal Futura/TV Globo Internacional de 2009 a 2012. É coautor do Livro Ilustrado da SulSports (Porto Alegre: Palotti, 2011) e conta com diversas participações em exposições individuais e coletivas e concursos fotográficos.

  • Renato Grimm
    foto@renatogrimm.com
    Portfolio: www.renatogrimm.com/Abre em nova aba
    Renato Grimm é especializado em fotografia de natureza. Já viajou por diversos lugares do mundo coletando flagrantes de rara beleza da extraordinária biodiversidade do planeta. Em 2013 publicou o livro Santuário das Aves (Porto Alegre: Ed. do Autor, 203), sobre a riquíssima fauna do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

  • Rodrigo “Baleia” Mondin Machado (1971-2018)
    caroline.donatti@gmail.com
    Portfolio: www.theguardian.com/global-development-professionals-network/gallery/2017/jan/30/state-amazon-rainforest-deforestation-brazil-in-picturesAbre em nova aba
    Apaixonado pela natureza. Caçador de imagens. Militante de direitos universais. Irreverente. Conversador. Essas são as palavras-chave para decifrar Rodrigo Baleia. Assim também ele viverá em nossos corações daqui para frente. Acreditava no poder mobilizador da fotografia e era indignado com os rumos contemporâneos do mundo. Produziu imagens para National Geographic Brasil, Folhapress, Reuters TV, Greenpeace, The Guardian, L'Express e The Washington Post. Também foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars).
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista