Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/08/2018 16:54. Atualizada em: 28/08/2018 17:39.

Voluntariado é celebrado nesta terça-feira como forma de mudar vidas

Visualizações: 45
Início da galeria de imagens.
Alunos da atual turma do Projeto Pescar mostram mensagens de temática socioambiental e convidam as pessoas a fazer voluntariado.
Alunos da atual turma do Projeto Pescar mostram mensagens de temática socioambiental e convidam as pessoas a fazer voluntariado.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O voluntariado é um tipo de trabalho não remunerado em que as pessoas compartilham suas habilidades e conhecimentos com populações mais necessitadas. No processo, criam-se vínculos em ambas as direções, proporcionando-se crescimento pessoal e fortalecendo o senso de comunidade em todos os envolvidos. Para celebrar essa atividade, em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado.

Comunidade Jurídico Trabalhista
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) presta seu suporte ao voluntariado na condição de apoiador do Projeto Pescar, integrando a Comunidade Jurídico Trabalhista (CJT). A Comunidade é composta, também, pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), pela Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e pela Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). Atualmente na sua segunda turma, a Unidade Projeto Pescar da CJT oferece um curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

A servidora Anita Cristina de Jesus atua como articuladora e voluntária pelo TRT-RS: “Participar do Projeto Pescar é viver uma experiência de transformação, não só do jovem, mas nossa também. Ensinamos conteúdo, compartilhamos histórias, aprendemos coisas sobre diferentes perspectivas e crescemos juntos, jovens e voluntários. É uma das melhores coisas que você pode fazer por si”, avalia.

Os voluntários que atuam no Projeto Pescar oferecem aulas relacionadas a habilidades diversas – desde língua portuguesa até conhecimentos específicos da atividade judiciária, com destaque para o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). O projeto objetiva a inserção e ascensão dos jovens no mercado profissional, contribuindo para sua transformação social.

Nova turma do Projeto Pescar
Ainda este ano, o Projeto Pescar vinculado à CJT passará a ter duas Unidades, cada uma com um educador responsável. A turma inicial continuará oferecendo as aulas nas instalações da Justiça do Trabalho, porém a segunda turma ocorrerá na Escola Superior de Advocacia e está aberta para receber novos voluntários. Quem estiver interessado pode entrar em contato com a educadora Valéria Neutzling pelo e-mail projetopescaresa@oabrs.org.br .

A previsão é que as aulas da nova turma iniciem ainda no início de outubro. A grade curricular do curso inclui as seguintes disciplinas:

  • Empreendedorismo;
  • Comunicação e Tecnologia;
  • Introdução e Planejamento Organizacional;
  • Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas;
  • Introdução à Contabilidade;
  • Introdução à Logística;
  • Atendimento e relacionamento com o cliente;
  • Noções básicas sobre organizações de eventos;
  • Meio Ambiente e Ecologia;
  • Saúde pessoal;
  • Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Álvaro Lima (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
pescarinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista