Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/08/2018 12:58. Atualizada em: 24/08/2018 17:01.

Cejusc-JT do segundo grau homologou R$ 715 mil em acordos nessa quinta-feira

Visualizações: 58
Início da galeria de imagens.
Fachada do Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Foto de audiência no Cejusc-JT do segundo grau
Audiência de conciliação no prédio-sede do TRT-RS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do 2º grau do TRT-RS promoveu 56 audiências para tentativas de acordo em processos trabalhistas nessa quinta-feira (23/08). As audiências resultaram em 17 conciliações, que alcançaram um total de R$ 715 mil em valores homologados. 

O advogado Luiz Antonio Pedroso Filho, que participou de uma audiência representando um trabalhador, acredita que a conciliação pode ser uma solução vantajosa para a disputa judicial. “Muitas vezes não sabemos qual será o resultado de um processo caso ele siga tramitando, e o acordo evita essa incerteza. É claro que há um limite para as negociações, mas hoje conseguimos chegar a um valor médio que deixou todos satisfeitos”, afirmou. O advogado João Carlos da Rosa, que atuou pela empresa reclamada, também avaliou positivamente a experiência. “O acordo antecipa a solução de um litígio. As partes cedem reciprocamente, e acaba-se evitando riscos imprevisíveis”, analisou. 

Uma das audiências dessa quinta-feira foi conduzida pelo desembargador Francisco Rossal de Araújo, que elogiou o trabalho desenvolvido no Cejusc-JT. “Essa é uma iniciativa maravilhosa do Tribunal, que deve ser mantida e seguir sendo aperfeiçoada. A conciliação traz celeridade e efetividade para resolver os conflitos”, declarou. 

O Cejusc-JT do segundo grau é destinado a audiências de conciliação e mediação em processos que tramitam na segunda instância, e funciona na sala 103 do térreo do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre), no início da galeria de acesso ao Prédio Administrativo. No primeiro grau, o Cejusc-JT está instalado na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432). As audiências são conduzidas por magistrados e servidores capacitados para esse fim, e também contam com a tecnologia da videoconferência para aproximar as partes e facilitar a negociação do acordo. 

Como solicitar audiências no Cejusc-JT

Trabalhadores e empregadores com reclamatórias trabalhistas em andamento em Porto Alegre e Região Metropolitana dispostos a firmar um acordo podem solicitar junto à Vara do Trabalho uma audiência de conciliação a ser realizada no Cejusc-JT. Os requerimentos de audiência também podem ser feitos diretamente ao Cejusc-JT:

  • Para processos em primeiro grau (Porto Alegre e Região Metropolitana), contate o Cejusc-JT 1º Grau - Galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432). Telefone - (51) 3255-2350. E-mail - cejusc.1grau@trt4.jus.br.

  • Para processos em segundo graum contate o Cejusc-JT 2ª grau - sala 103 do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.100), na Capital. Telefone - (51) 3255-2354. E-mail: cejusc.2grau@trt4.jus.br. 

ATENÇÃO: No Interior do Estado, a audiência de conciliação deve ser solicitada na Vara do Trabalho ou no Posto Avançado em que tramita o processo (veja aqui os endereços, telefones e e-mails).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
conciliaçãocejusc
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista