Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
11/07/2018 13:05 compartilhe:

Escola Judicial lançará revista semestral com qualificação científica em 2019

Início do corpo da notícia.

11-revistadaEJ810.jpgA Escola Judicial do TRT-RS lançará uma nova publicação a partir de 2019. O periódico será semestral e terá caráter científico, diferentemente das atuais publicações existentes, que têm viés institucional. O objetivo da “Revista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região” será a difusão de conhecimentos e reflexões na área humana relacionados ao mundo do trabalho. A revista terá como foco principal a publicação de artigos científicos, mas também poderá veicular resenhas, entrevistas e outros tipos de conteúdo.

A iniciativa busca disponibilizar um espaço de reflexão qualificada e hábil, principalmente frente às significativas mudanças na conjuntura em que está inserida a Justiça do Trabalho. O lançamento de uma revista com qualificação científica estava entre as propostas de gestão da atual diretora da Escola, desembargadora Carmen Gonzalez. A meta é a qualificação do periódico no estrato B2, pelos critérios Qualis da CAPES, um sistema largamente utilizado para a classificação da produção intelectual científica. A criação do periódico foi apresentada ao Conselho Consultivo da Escola Judicial no dia 18 de junho, recebendo amplo apoio.

 As diretrizes da revista serão ditadas por seu Conselho Editorial, sob a coordenação do editor, juiz Leandro Krebs Gonçalves, e do vice-editor, desembargador aposentado José Felipe Ledur. A publicação será institucionalmente heterogênea e independente política e administrativamente. Os autores dos textos deverão estar vinculados como alunos ou docentes a programas de pós-graduação strictu sensu. Além de divulgar artigos de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho gaúcha, o periódico também será aberto à publicação de textos de autores de fora do TRT-RS, de outras unidades federativas ou mesmo de outros países. Entre as áreas contempladas pela revista estarão o Direito e o Processo do Trabalho, o Direito Constitucional (com ênfase nos Direitos Fundamentais e Sociais), a Filosofia do Direito, a Sociologia e a Ética. 

Além da nova revista, a Escola Judicial continuará veiculando suas atuais publicações. A “Revista do TRT4” permanece com sua periodicidade anual, e a “Revista Eletrônica”, que era mensal, passa a ser trimestral a partir de julho. Para alinhar o critério de qualificação do periódico às demais publicações da Escola Judicial, o Manual de Redação de Artigos Científicos elaborado pela Biblioteca do Tribunal foi revisto e atualizado, e está disponível na página da Revista Eletrônica.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS, com informações da Escola Judicial do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias