Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/05/2018 21:16. Atualizada em: 28/05/2018 14:55.

Cerimônia marca Ratificação de Posse dos desembargadores Janney Camargo Bina, Marcos Fagundes Salomão e Manuel Cid Jardon

Visualizações: 51
Início da galeria de imagens.
Marcos Fagundes Salomão, Janney Camargo Bina e Manuel Cid Jardon
Marcos Fagundes Salomão, Janney Camargo Bina e Manuel Cid Jardon
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Diante da presença de autoridades, familiares e amigos, realizou-se na noite desta sexta-feira (25) a cerimônia de ratificação de posse dos desembargadores Janney Camargo Bina, Marcos Fagundes Salomão e Manuel Cid Jardon. Durante a solenidade, os novos desembargadores proferiram discursos de agradecimento e reforçaram perante a sociedade o seu compromisso de zelar pela Constituição e pelas Leis brasileiras. Foi também a ocasião para os desembargadores mais antigos acolherem os novos membros do Tribunal.

Acesse as fotos da cerimônia.Abre em nova aba

A abertura ficou a cargo da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos. Em sua fala, ela manifestou que os novos desembargadores se somam ao Tribunal em um tempo de grandes desafios e ataques enfrentados pela Justiça do Trabalho. A presidente salientou a importância da atuação de todos os magistrados na busca pelo equilíbrio entre Capital e Trabalho.

A desembargadora Angela Rosi Almeida Chapper, cuja posse no Tribunal precedeu a atual, foi escolhida para proferir um discurso de boas vindas aos novos integrantes da Corte. Ela procurou destacar virtudes de cada um dos desembargadores empossados, sublinhando qualidades observadas na convivência com cada um deles. A eloquência de Janney, os valores humanísticos de Salomão e a sapiência de Jardon foram alguns dos pontos que ela destacou, convidando os presentes a reforçarem a lista com base em sua própria experiência junto aos magistrados. Na sequência, ela também clamou pela defesa da Justiça do Trabalho, em especial diante da recente Reforma Trabalhista. “Estamos tentando interpretar com dignidade uma lei que mitiga o acesso à Justiça”, lamentou, lembrando a todos que a Justiça do Trabalho está presentemente dividida entre aqueles que ainda buscam a defesa de seus princípios fundamentais e os que querem simplesmente reduzir o número de ações trabalhistas. Leia aqui a íntegra do discurso da desembargadora AngelaAbre em nova aba.

Janney Camargo Bina

O desembargador Janney agradeceu aos colegas por aquilo que afirmou ter sido “a maior honra profissional de toda sua carreira”. Ele esclareceu não estar se referindo a sua ascensão ao Tribunal, e sim à possibilidade de compartilhar com os demais desembargadores a posição de extrema relevância que o TRT-RS vem assumindo em defesa da Justiça do Trabalho no cenário nacional. Ao finalizar, ele destacou a importância fundamental da virtude do amor ao próximo, sem a qual o Direito não seria possível, fazendo também um agradecimento especial aos servidores do TRT-RS pela sua dedicação ao trabalho público.

Janney Camargo Bina é natural de Bagé (RS) e graduou-se em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos. Ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 7 de janeiro de 1992. Atuou como juiz substituto até 11 de dezembro de 1994, quando assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de Uruguaiana. Depois, passou pela 1ª VT de Novo Hamburgo (1995-2001), 30ª VT de Porto Alegre (2001-2007) e retornou à 1ª VT de Novo Hamburgo em agosto de 2007.

Marcos Fagundes Salomão

O desembargador Salomão iniciou seu pronunciamento com espírito de coleguismo: “Chego para somar-me a um sentimento comum de defesa da Justiça do Trabalho”, refletiu. Em seguida, lembrou que, mais do que o domínio da razão, para o exercício da magistratura é necessário “compostura de caráter”. Nesse sentido, ele louvou a influência que sua família teve em sua formação, trazendo para sua vida a presença da Igreja, da arte e da política. Ele homenageou ainda os servidores da Justiça do Trabalho e, na pessoa da desembargadora aposentada Magda Biavaschi, elogiou a comunidade de magistrados pela solidariedade, companheirismo e afeto recebido ao longo de sua carreira. “O movimento afetivo retira o magistrado de seu isolamento no gabinete”, afirmou.

Natural de Alegrete (RS), Marcos Fagundes Salomão ingressou no TRT-RS em 24 de novembro de 1986, como servidor. Aprovado no concurso para a magistratura, tomou posse como juiz do Trabalho substituto em 7 de janeiro de 1992. Foi promovido ao cargo de juiz titular em 16 de janeiro de 1995, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Sapiranga. Também passou pela VT de Ijuí (1995-1996), 1ª VT de Caxias do Sul (1996-2000) e 12ª VT de Porto Alegre (2000-2017), onde permaneceu até sua posse em gabinete.  Leia aqui a íntegra do discurso do desembargador SalomãoAbre em nova aba.

Manuel Cid Jardon

Em sua fala, o desembargador Jardon destacou a importância do sentimento de Justiça para todos os magistrados, sinalizando que sem esse sentimento a atividade jurisdicional perderia completamente o sentido. “Esse sentimento de Justiça e de amor pelo Direito foram determinantes para a minha escolha da carreira jurídica”, declarou. Ele lembrou, ainda, que o trabalho não pode ser visto como mera atividade laboral, tendo caráter constitutivo para a formação psíquica e social do homem. Ao final, sua fala foi marcada por um agradecimento emocionado a sua esposa e a sua filha.

Manuel Cid Jardon ocupava a titularidade da 21ª Vara do Trabalho de Porto Alegre desde 2000, atuando como convocado no TRT-RS em diversas oportunidades ao longo dos últimos anos. Apos uma trajetória como advogado e Oficial de Justiça, ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 23 de novembro de 1992, tendo sido titular também da 1ª VT de Erechim (janeiro a agosto de 1995) e da 3ª VT de Sapiranga (até dezembro de 2000). Leia aqui a íntegra do discurso do desembargador Jardon.Abre em nova aba

Compareceram à solenidade de Ratificação de Posse as seguintes autoridades:

  • Representando o governador do Estado, o procurador-geral do Rio Grande do Sul, Euzêbio Ruschel;
  • Representando o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Ministra Maria Helena Mallman;
  • Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Ruas;
  • Representando o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, o procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano;
  • Representando o Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), o Coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues;
  • Representando a Procuradoria-Geral da União, o Subprocurador Regional da União na 4ª Região, Sérgio Guizzo Dri;
  • Representando a OAB, o advogado Luciano Benetti Correa da Silva;
  • Representando o Comando Militar do Sul, o Coronel Alexandre Spahr de Freitas;
  • Representando a Procuradoria-Regional do Trabalho, o procurado Leandro Araújo;
  • Representando a Anamatra, o juiz Luiz Antônio Colussi;
  • Representando a Amatra IV, o juíz do Trabalho Rodrigo Trindade de Souza;
  • Representando a AJURIS, o desembargador Paulo Orval Partcheli Rodrigues;
  • Representando o Foro Trabalhista de Porto Alegre, o diretor em exercício do Foro, juiz Edson Pecis Lerrer;
  • Representando a Escola Judicial do TRT-RS, a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez;
  • Representando a Femargs, a juíza Valdete Souto Severo;
  • Representando a OAB-RS, a secretária-geral adjunta da entidade, advogada Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a corregedora geral da OAB-RS, advogada Maria Helena Camargo Dornelles; e a presidente da subseção da OAB de Novo Hamburgo, advogada Maria Regina Wingert Abel;
  • Representando a Abrat, o advogado Jesus Augusto de Mattos;
  • Representando a Agetra, o advogado João Vicente Silva Araújo;
  • Representando a Ajucla, o senhor Dirson Solano Dornelles;
  • Representando a Apejust, o senhor Evandro Krebs Gonçalves;
  • Representando a Satergs, o advogado Eugênio Hainzenreder Júnior.
  • Representando o Sintrajufe, o senhor Cristiano Bernardino Moreira;
  • Representando a Fenassojaf, o senhor Eduardo de Oliveira Virtuoso;
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Álvaro Lima (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
destaqueposseevento
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista