Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/05/2018 11:56. Atualizada em: 17/05/2018 16:14.

Sarau no TRT-RS aborda a fotografia como informação e registro histórico

Visualizações: 40
Início do corpo da notícia.

17-sarausite.jpgEvento promovido pelo Memorial contou com apresentações de teatro e música

O Memorial do TRT-RS promoveu, nessa terça-feira (15/5), o sarau “Fotografias que revelam memórias… e informam”. O evento ocorreu no saguão do Prédio Administrativo do Tribunal, em Porto Alegre, e integrou as atividades da 16ª Semana de Museus, que conta com a participação de instituições de todo o país. 

Acesse o álbum de fotos do evento

O sarau foi baseado em uma exposição do acervo fotográfico do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região. O grupo de teatro “Os Impagáveis” (formado pela oficina teatral do TRT-RS) apresentou esquetes inspiradas em três fotografias do acervo, com diálogos que transmitiam informações sobre o contexto histórico em que as imagens foram registradas. O público foi convidado a fazer comentários sobre as fotografias expostas e a ler textos com reflexões sobre o tema. A trilha sonora ficou a cargo do conjunto musical The 4Leaf Clover.

Durante o sarau, a historiadora e museóloga Elisa dos Santos Dias falou sobre o projeto de digitalização e catalogação do acervo fotográfico da Justiça do Trabalho gaúcha. As imagens deverão ser disponibilizadas no site do Memorial até o final deste semestre. Atualmente, o acervo é composto por cerca de 8,5 mil fotos, e entre as imagens mais antigas está o registro do jantar de instalação da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, em 1941. “A conservação das fotografias é muito complexa, porque elas são formadas por uma grande variedade de materiais”, explicou a museóloga. 

A 16ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz em 2018 o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A Semana de Museus teve início na última segunda-feira e seguirá até o dia 20 de maio. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
memorialinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista