Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/05/2018 16:06. Atualizada em: 11/05/2018 16:22.

Projeto “Cejusc Itinerante” homologa R$ 546 mil em acordos no Foro Trabalhista de Gravataí

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

11 - CEJUSC.pngA Justiça do Trabalho gaúcha inaugurou um novo projeto para promover a cultura da conciliação. O “Cejusc Itinerante” realiza audiências para tentativas de acordo em unidades judiciárias do interior do Estado, utilizando a equipe e as técnicas dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) que funcionam em Porto Alegre. 

A primeira experiência do projeto, em fase piloto, ocorreu entre os dias 11 de abril e 2 de maio, no Foro Trabalhista de Gravataí. No período, foram realizadas 128 audiências de conciliação, das quais 66 resultaram em acordo, atingindo-se um total de R$ 546 mil em valores homologados. As audiências foram conduzidas pelos juízes coordenadores do Cejusc-JT, Jorge Araújo e Eduardo Vargas. “A ideia é repercutir  a política conciliatória nas unidades da Justiça do Trabalho gaúcha. O resultado que tivemos em Gravataí foi muito positivo. As partes e seus advogados foram receptivos à iniciativa e inclusive nos questionaram sobre sua continuidade”, explicou o juiz Eduardo Vargas. As audiências contaram com o colaboração dos servidores Anelise Brod, Adriana Rizzolli, Marta de Almada e Alexandre Cardoso. 

O desembargador Ricardo Martins Costa, coordenador do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Disputas do TRT-RS (Nupemec-JT), também comemorou os resultados da fase piloto do projeto, que poderá ser ampliado para outras cidades. “Além dos acordos homologados, esta é uma forma de compartilhar, com as equipes das unidades que recebem o projeto, os métodos e procedimentos conciliatórios que utilizamos nos Cejuscs de Porto Alegre”, avaliou. 

Cejusc-JT

A Justiça do Trabalha gaúcha conta com dois centros de conciliação e mediação em Porto Alegre. O Cejusc-JT do primeiro grau está localizado na Galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432), e o Cejusc-JT da segunda instância funciona na sala 103 do térreo do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1.100). 

As audiências nos Cejusc-JT são conduzidas por magistrados ou servidores capacitados para esse fim. Para atuar como mediadores e conciliadores, os servidores da Justiça do Trabalho passam por um curso de formação desenvolvido pelo Nupemec-JT e pela Escola Judicial, que oferece formação teórica multidisciplinar e módulos práticos com observação de audiências e estágio supervisionado.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
cejuscconciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista