Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/05/2018 16:15. Atualizada em: 09/05/2018 11:32.

Documentário “Juízes Classistas Gaúchos: Origem e Trajetória” será lançado nesta quinta-feira no TRT-RS

Visualizações: 51
Início do corpo da notícia.

08-juizesclasssitasmemorial.pngO Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS) lançará nesta quinta-feira (10/5) o documentário “Juízes Classistas Gaúchos: Origem e Trajetória”. O evento é aberto ao público em geral e ocorrerá no auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, 1432, Prédio 3), às 18h. O filme tem cerca de 40 minutos de duração e foi produzido a partir de depoimentos de onze juízes classistas. 

O documentário integra a Série Registros, que conta a história das diferentes carreiras que construíram a Justiça do Trabalho gaúcha. A série também já lançou documentários sobre os advogados e magistrados trabalhistas, em 2016, e até o final deste ano lançará filmes sobre o Ministério Público e os servidores da Justiça do Trabalho. 

A Série Registros está vinculada à conquista da nominação “Memória do Mundo”, conferida pela Unesco, que atribuiu aos processos trabalhistas de 1935 a 2000 do TRT-RS a condição de Patrimônio da Humanidade. As entrevistas captadas compreendem esse período.

Os juízes classistas representavam os empregados e os empregadores nas audiências e sessões de julgamento da Justiça do Trabalho. A representação classista foi extinta pela Emenda Constitucional 24/1999, que transformou as Juntas de Conciliação e Julgamento em Varas do Trabalho. Na época, contudo, ficou assegurado o cumprimento dos mandatos em curso dos então ministros classistas temporários do TST e dos juízes classistas temporários dos TRTs e das Juntas de Conciliação e Julgamento. 

O trailer do documentário "Juízes Classistas Gaúchos: Origem e Trajetória" foi exibido em novembro de 2016, durante a exposição da Série Registros no Prédio-Sede do TRT-RS. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
memorialinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista