Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/04/2018 10:22. Atualizada em: 30/04/2018 10:25.

Exposição “Trabalho Riscado”, do cartunista Santiago, será inaugurada em 2 de maio no saguão do TRT-RS

Visualizações: 46
Início do corpo da notícia.

27 - Exposição Santiago.pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio da sua Comissão de Cultura, inaugurará no dia 2 de maio, às 17h30, no saguão do Prédio-Sede (Av. Praia de Belas, nº 1.100. Bairro Praia de Belas. Porto Alegre), a exposição “Trabalho Riscado”, do cartunista gaúcho Santiago. Conforme o artista, a mostra reúne “cartuns sobre o mundo laboral que revelam uma verdadeira abolição dos escrachos”. A exposição abrirá o calendário cultural da Justiça do Trabalho gaúcha em 2018 e tem o patrocínio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV). No ato de inauguração, Santiago também realizará sessão de autógrafos do seu livro mais recente, “A Menina do Circo Tibúrcio", finalista da edição 2018 do Prêmio Açorianos de Literatura.

A mostra ficará em cartaz no saguão do TRT-RS até 16 de maio. Entre 17 de maio e 1º de junho, as obras serão exibidas no Espaço Cultural Lenir Heinen, do Foro Trabalhista de Porto Alegre. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 18h.

O artista

No texto abaixo, Santiago resume seu currículo. Confira:

Neltair Abreu nasceu em 1950 e chegou à Porto Alegre aos 19 anos, carregando uma mala de garupa e um forte sotaque fronteiriço da cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul. Por isso virou “Santiago” e transformou a alcunha em pseudônimo. Isso foi em 1970 na Faculdade de Arquitetura, onde não chegou a se formar e salvou o mundo de muito telhado caindo na cabeça. Dessa época ficaram diversas colaborações em jornais estudantis, e só se livrou de pegar cadeia escondido nas macegas do pseudônimo.

Começou na antiga Casa Genta, onde desenhava letreiros para anúncios luminosos de acrílico e foi demitido por uma dislexia que o fez trocar as letras num caríssimo painel. Assim inaugurava, uma bela carreira na qual sagrou-se campeão da categoria recebimento de pé no traseiro.

Ingressou no jornal vespertino Folha da Tarde onde manteve por nove anos uma coluna de charge ao lado do seu mestre Sampaulo. Na mesma empresa Caldas Júnior, atuou no Correio do Povo até o fechamento de ambos os títulos.

Participou da experiência da Cooperativa de Jornalistas que editou o Coojornal. Colaborou com O Pasquim, publicou na Folha de S. Paulo e mais tarde manteve uma charge editorial no Estado de S. Paulo, apesar do mau humor do Estadão. Manteve por muito tempo o personagem “Macanudo Taurino” em jornais e revistas ligadas à cooperativas agrícolas. Na década de 90 trabalhou em publicações sindicais, empresariais e especializadas, todas para público dirigido. No começo do milênio esteve na revista Bundas e depois no jornal O Pasquim 21. Nessa década publicou no Jornal do Comércio, até o dia em que fez um desenho de fechar o comércio.

No universo dos salões de humor ganhou por cinco vezes o Salão de Humor de Piracicaba e chegou a ser presidente de honra em 1992, onde tinha a honra de assinar o que já estava decidido. O concurso da agência búlgara Sofia Press, lhe deu o primeiro lugar em 1988. Levou 5 prêmios do concurso anual do jornal japonês Yomiuri Shimbun e finalmente em 1990 arrebatou o prêmio máximo, vencendo 15 mil trabalhos do mundo inteiro. Ciscou outros prêmios no Salão de Montreal por duas vezes e em Duisburg, na Alemanha. Foi agraciado por 20 vezes com o Prêmio ARI de Jornalismo, da Associação Riograndense de Imprensa.

Em 1994 a revista americana Witty World, voltada para os profissionais do cartum, colocou o seu nome entre 13 melhores do mundo, numa lista feita por colegas assinantes da revista.

Atualmente colabora para o jornal Extra Classe, para a revista Le Monde Diplomatique Brasil e tem-se dedicado à projetos de livros de humor gráfico, sendo autor de 17 obras.

Vive em Porto Alegre com a esposa Olga e enquanto os netos não chegam, leva a passear o seu bulldog francês de nome Ugo, que ainda não desenha, mas presta muita atenção.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista