Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/04/2018 11:32. Atualizada em: 13/04/2018 12:10.

Reunião na Prefeitura de Caxias do Sul encaminha avanços para ampliação do Foro Trabalhista

Visualizações: 38
Início da galeria de imagens.
Prefeito Daniel recebe ofício das mãos da presidente Vania
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Reunião entre representantes da Justiça do Trabalho gaúcha e da Prefeitura de Caxias do Sul ocorrida na quinta-feira (12/4) encaminhou soluções para agilizar a ampliação do Foro Trabalhista Local. As tratativas foram encabeçadas pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, e pelo prefeito, Daniel Guerra.

Acesse as fotos.Abre em nova aba

O pleito da comitiva do TRT-RS envolvia dois pontos, sendo o primeiro a necessidade de se formalizar a doação definitiva do terreno onde será construído o novo prédio, para assegurar a rápida tramitação do projeto no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e evitar o risco de indisponibilização da verba. Atualmente, a área está apenas cedida pelo Município à União.

A segunda questão era a compatibilização do projeto de ampliação da sede do Judiciário trabalhista caxiense com o Plano Diretor do município. Considerando a limitação do recurso existente e o tamanho necessário para a edificação a ser construída poder abrigar todas as dependências exigidas pelo CSJT, o novo prédio precisará estar acima da altura ora permitida (em diferença inferior a dois metros) e disponibilizar um número de vagas de estacionamento pouco menor ao previsto pelo Plano Diretor proporcionalmente à envergadura da construção.

As demandas foram prontamente encampadas pelo chefe do Executivo, que de imediato convocou gestores de áreas relacionadas aos assuntos para o estudo do melhor encaminhamento. Um plano de ação conjunta foi traçado, envolvendo a criação de projeto de lei especial com tramitação em regime de urgência na Câmara de Vereadores. Ele servirá para autorizar a construção nas especificações atuais, exceção plenamente justificada pelo interesse público decorrente das melhorias a serem implementadas nos serviços prestados pela Justiça do Trabalho à comunidade caxiense. Além disso, a prefeitura se comprometeu a priorizar a tramitação do processo já existente para a doação do terreno cedido. Representantes do Legislativo municipal, incluindo o presidente do Parlamento, vereador Alberto Meneguzzi, juntaram-se à reunião e garantiram sua colaboração para a agilidade no trâmite do projeto de lei especial.

Também participaram da reunião a juíza auxiliar da Presidência, Elisabete Santos Marques, e os juízes do Foro Trabalhista de Caxias do Sul Renato Barros Fagundes (diretor), Ana Julia Fazenda Nunes e Marcelo Porto, além do servidor João Henrique Carvalho de Lima Ribas, diretor-geral substituto do TRT-RS. Pela Prefeitura, estavam o chefe de gabinete, Júlio César Freitas da Rosa, a secretária de Urbanismo, Mirangela Rossi, o secretário de Planejamento, Fernando Antonio Granjo Mondadori, e a procuradora geral em exercício do Município, Karin Comandulli Garcia. O Legislativo se fez presente ainda pelos vereadores Chico Guerra, Arlindo Bandeira, Edi Carlos Pereira de Souza, Kiko Girardi e Neri, o Carteiro.

Entrega de equipamentos à Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito

Após a reunião com o prefeito, a presidente Vania participou de solenidade de entrega de equipamentos para a Guarda Municipal (GM) e a Fiscalização de Trânsito. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença de autoridades e servidores. A GM recebeu 51 pistolas Taurus calibre 380, semiautomáticas, além de 60 coletes padrão Standard III-A. E os agentes de trânsito foram beneficiados com 66 coletes, da marca Blintec, modelo Senasp.

Visita ao Foro

Previamente à reunião na Prefeitura, a presidente Vania, a juíza Elisabete e o servidor João Henrique visitaram as dependências atuais do Foro Trabalhista, onde puderam se familiarizar com a urgência da necessidade de ampliação da sede. Acompanhados pelos juízes Renato, Ana Julia e Marcelo, também foram recebidos pela juíza Marilene Sobrosa Friedl e pelo juiz Gustavo Friedrich Trierweiler. E, antes da inspeção, a comitiva porto-alegrense foi recepcionada com almoço em restaurante de culinária típica, ao qual ainda estavam presentes os juízes Rafael da Silva Marques, Milena Ody, Daniela Floss e Camila Tesser Wilhelms.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: (Texto e fotos de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalcaxias do sul
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista