Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/11/2017 21:23. Atualizada em: 01/12/2017 17:49.

Palestras sobre acessibilidade e sustentabilidade encerram o 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental

Visualizações: 17
Início do corpo da notícia.
29-respsocioambiental-dia2.jpg
Daniela Kovács, do TRT2, falou sobre acessibilidade e inclusão

O 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental, sediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região (TRT-RS), foi encerrado na tarde dessa quarta-feira (29/11) com um painel sobre boas práticas sustentáveis e palestras sobre acessibilidade e sustentabilidade. As atividades ocorreram no auditório Rui Cirne Lima e contaram com a participação de representantes desta área de outros TRTs do País e de entidades parceiras que integram o Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA).

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

No início da tarde, o painel de boas práticas sustentáveis foi aberto com a fala do educador social André Guilherme Cintra Oliveira, que abordou a experiência da unidade do Projeto Pescar da comunidade jurídica trabalhista. O projeto promove iniciativas que visam ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de sua inserção e ascensão no mundo do trabalho. A unidade da comunidade jurídica trabalhista é fruto de uma parceria da Fundação com o TRT-RS, o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). André Cintra ressaltou que além do enfoque nas disciplinas relacionadas ao Direito, o curso também é direcionado ao desenvolvimento pessoal, com aulas sobre educação emocional, comunicação e ética, entre outros temas. O educador social também destacou a importância do papel dos voluntários na iniciativa. "O voluntariado é a base do projeto. Os servidores do TRT-RS e das outras instituições colaboram com seu conhecimento e experiência, compartilhando com os alunos aquilo que têm de melhor", avaliou. A apresentação do projeto também contou com participação de alunos da unidade, que falaram ao público sobre seus aprendizados e a importância do investimento nos jovens. A primeira turma da unidade do Projeto Pescar da comunidade jurídica trabalhistas, composta por 11 alunos, formou-se nesta quinta-feira (30/11). 

A segunda parte do painel ficou a cargo de Sandra de Barcelos Sarmento, coordenadora do GISA e servidora do Ministério Público do Estado do RS. A palestrante falou sobre a história do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA), criado em 2010, e as principais atividades desenvolvidas pelo grupo. O GISA congrega representantes de instituições vinculadas ao Judiciário gaúcho dispostas a organizar e promover ações conjuntas em prol do meio ambiente. Entre as principais campanhas criadas pelo grupo está a de coleta de resíduos eletrônicos, que depois são doados para entidades que se responsabilizam por sua reciclagem ou reutilização. Desde 2015, a campanha já recolheu cerca de 5 toneladas de lixo eletrônico. Outra campanha importante do GISA é a de doação de sangue e medulas ósseas, que divulga informações sobre o tema e estimula a adesão. "O meio ambiente não tem fronteiras, e a cooperação é essencial para sua preservação. O que move o GISA é a determinação de fortalecer a cada dia a responsabilidade socioambiental compartilhada", declarou Sandra. 

O painel foi finalizado com a exposição do procurador Daniel Martini, do Ministério Público do Estado do RS. Sua palestra abordou as iniciativas desenvolvidas pelo MPE relacionadas à mobilidade urbana. O MOVE Caronas estimula servidores e membros do MP a compartilharem o carro para se deslocarem ao trabalho, minimizando o impacto da poluição gerada pelos veículos. A campanha estabelece um ranking entre os participantes, por meio de uma sistema de registros na intranet, e os dez participantes melhor classificados têm direito a uma vaga de estacionamento na área coberta. Conforme o palestrante, durante o mês de maio deste ano foram registradas 501 caronas no sistema. O MP também criou uma campanha para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, o que beneficia a preservação do meio ambiente e a saúde dos usuários. O MOVE Bike Verão foi lançado com um passeio ciclístico em outubro. A campanha também cria um ranking, sendo que os dois melhores classificados recebem prêmios em dinheiro. Os participantes também concorrem a uma bicicleta, que será sorteada no em fevereiro de 2018. 

Acessibilidade e sustentabilidade

Após o painel, Daniela Kovács, chefe da seção de acessibilidade do TRT-2 (SP), abordou o tema da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência. Daniela falou sobre as normas atuais de inclusão de  pessoas com deficiência, e destacou trechos da Resolução 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça, que busca eliminar barreira físicas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais que impedem a inclusão adequada de pessoas com deficiência no âmbito do Poder Judiciário. "A informação é a melhor forma de incluir a pessoa com deficiência no trabalho, além de também possibilitar o atendimento adequado do advogado ou jurisdicionado com deficiência", explicou. A palestrante ressaltou que, conforme a Resolução 230/2016 do CNJ, os órgãos do Poder Judiciário devem ter uma unidade específica para a instituição de ações de acessibilidade. Entre os direitos das pessoas com deficiência, Daniela citou a reserva de cargos em órgãos públicos, a jornada especial com redução de horário, e a disponibilidade de intérpretes de Libras. Daniela também falou sobre algumas ações desenvolvidas pelo TRT-2, como a reformulação do seu portal de internet para atender os critérios de acessibilidade, e a realização de diversos eventos de conscientização sobre o tema. 

A última palestra do encontro foi apresentada pela executiva de sustentabilidade Fabíola Pecce. Em sua exposição, Fabíola explicou a ideia do movimento lixo zero, que é contra a destinação de resíduos para aterros ou para a incineração. Conforme a palestrante, a queima de lixo é prejudicial tanto porque gera poluição, quanto porque representa um desperdício de matéria-prima que poderia ser reinserida no ciclo de produção. "O ideal é não gerar lixo. Mas se ele for gerado, não deve ser encaminhado para os aterros nem para a incineração, e sim para um destino adequado, de acordo com as características do resíduo", explicou. Fabíola explicou as etapas que devem ser seguidas para que um estabelecimento consiga aderir ao programa lixo zero. O primeiro passo é colocar avisos informando que o local não contará mais com lixeiras. A partir daí, cria-se residuários, que possuem compartimentos para receber separadamente os diferentes tipos de resíduos, como metais, plásticos, pilhas ou orgânicos. "O mote é não descartar, e sim encaminhar, sabendo o destino final", explicou. Ao longo da palestra, Fabíola reforçou que o ideal seria evitar a geração de lixo em si, mas que isso exige mudanças em nossos comportamentos de consumo. "O problema é que não estamos acostumados a pensar a longo prazo e de forma sistêmica", refletiu. 

O Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental foi instituído pelo CSJT, por meio da Política Nacional e Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. O evento é uma importante ferramenta para os TRTs de todo o Brasil e o TST discutirem práticas e alinharem estratégias, com a colaboração de instituições parceiras.

Leia também: 

2º Encontro de Gestão de Responsabilidade Socioambiental tem início no TRT-RSAbre em nova aba

Contratações sustentáveis e gerenciamento do Plano de Logística Sustentável são tema de debate no 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade SocioambientalAbre em nova aba

Segundo dia do Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental inicia com palestras sobre eficiência e sustentabilidade nas compras públicasAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Daniel Dedavid (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalhorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista