Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/10/2017 18:24. Atualizada em: 30/10/2017 19:43.

Palestra de representante da Unesco encerra seminário do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho

Visualizações: 41
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho gaúcha sediou um seminário sobre a gestão documental na era do processo eletrônico. O evento foi organizado pelo Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e promovido pelo Tribunal Regio nal do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e ocorreu no auditório da Escola Judicial do TRT-RS nessa quinta e sexta-feira (26 e 27/10). 

O segundo dia do evento foi marcado pela presença do coordenador de comunicação e informação da Unesco Brasil, Adauto Cândido Soares, que abordou em sua palestra a importância do selo Memória do Mundo para a preservação de documentos. O certificado foi recebido pelo acervo de processos preservados pelo Memorial da Justiça do Trabalho do TRT-RS, que compreende uma coleção de 1,9 milhão de ações trabalhistas datadas de 1935 a 2000. 

No encerramento do seminário, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, destacou a relevância dos registros históricos, especialmente no contexto atual, quando o Direito do Trabalho está prestes a sofrer as modificações da reforma. “Temos que seguir em frente no debate para aprofundá-lo, e buscar os meios necessários para que a história da Justiça do Trabalho jamais deixe de ser contada”, declarou. A presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), juíza Denise Mársico do Couto, elogiou as propostas desenvolvidas durante o encontro, e agradeceu a receptividade do TRT-RS. Nesta sexta-feira, o evento também promoveu uma reunião entre os representantes do Memojutra, no turno da manhã, e contou com a apresentação artística de alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros, no turno da tarde. 

A abertura do seminário, na quinta-feira, ficou a cargo da juíza Anita Job Lübbe, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho no RS, da juíza Denise Marsico do Couto, presidente do Memojutra, e da desembargadora Vania Cunha Mattos, presidente eleita do TRT-RS para o biênio 2018-2019. Os palestrantes do primeiro dia foram o desembargador João Paulo Lucena, os servidores Natacha de Oliveira e Maurício Agliardi, e os professores Daniel Flores e Francisco Amorim. Durante a tarde, ocorreram as apresentações da servidora e cantora Kézia Borba Borges e da Oficina de Iniciação Teatral do TRT-RS. 

Memojutra

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado em 2006 com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental.  O Memojutra funciona como uma rede articulada de magistrados e servidores que atuam em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalmemorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista