Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/10/2017 17:52. Atualizada em: 20/10/2017 18:38.

Quatro fundações do Estado estão proibidas de demitir concursados celetistas estáveis

Visualizações: 47
Início do corpo da notícia.

20-Palacio.jpgQuatro liminares concedidas nesta sexta-feira (20/10) pela 18ª Vara do Trabalho de Porto Alegre impedem que a Fundação Cultural Piratini, a Superintendência de Portos e Hidrovias, a Fundação de Economia e Estatística e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul demitam empregados concursados que tenham mais de três anos de serviço, ou seja, que sejam considerados estáveis. As decisões, proferidas em quatro ações trabalhistas diferentes, foram suscitadas pelos sindicatos que representam cada categoria de trabalhadores, de acordo com as atividades desenvolvidas pelas fundações. A liminar relativa à Fundação Piratini foi concedida pelo juiz João Batista Sieczkowski Martins Vianna, enquanto as outras três foram proferidas pelo juiz Paulo Ernesto Dorn. Em caso de descumprimento, cada fundação deve pagar R$ 100 mil a cada trabalhador dispensado.

O argumento principal dos sindicatos de trabalhadores é a existência de Súmula do Tribunal Superior do Trabalho que considera empregados concursados de fundações públicas como estáveis, mesmo que sejam regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Esses empregados, segundo as instituições sindicais, não podem ser demitidos, mas sim reaproveitados pelo Estado em outras atividades, caso as fundações sejam extintas.

Na fundamentação das liminares, os juízes analisaram que as ações trabalhistas atuais não apresentam conexão com processos anteriores que discutiram a necessidade de negociação para extinção de fundações, alvos de decisão recente do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Segundo os magistrados, as novas ações têm partes diferentes e tratam de temas diversos, o que faz com que possam tramitar de forma normal.

Clique nos links a seguir para ter acesso às liminares: Fundação Cultural Piratini, Fundação de Economia e Estatística, Fundação Zoobotânica e Superintendência de Portos e Hidrovias.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado - Secom/TRT4. Foto: Leandro Osório
Tags que marcam a notícia:
jurídicafundação18ª vt de porto alegre
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista