Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/10/2017 18:42. Atualizada em: 18/10/2017 14:53.

Aplicativo “Laudelina” auxilia trabalhadoras domésticas a conhecerem seus direitos

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.

10-laudelina-logo.jpgA ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos desenvolveu um aplicativo para smartphones, voltado a trabalhadoras domésticas, que divulga informações sobre os direitos da categoria e facilita o contato entre as profissionais. O aplicativo “Laudelina” deverá ser concluído até o final de outubro e lançado oficialmente em dezembro deste ano, mas sua versão beta já pode ser baixada na Google Play Store gratuitamente por qualquer pessoa que possua um telefone celular com o sistema Android. 

Além de apresentar um guia sobre os direitos trabalhistas, o Laudelina possui ferramentas que calculam salários, benefícios e valores da rescisão contratual. O aplicativo também possibilita a criação de uma rede de contatos entre as trabalhadoras e suas entidades representativas, lista telefones e endereços úteis, e disponibiliza um espaço para denúncias de abusos. “Nosso principal objetivo é a implementação dos novos direitos da categoria, garantindo a informação e o conhecimento, além da formação de redes entre as trabalhadoras domésticas, e delas com seus sindicatos e órgãos de proteção”, explica a assessora jurídica e coordenadora do projeto, Lívia Zanatta.  

O projeto do Laudelina foi um dos ganhadores do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016. O aplicativo foi nomeado em homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista sindical e trabalhadora doméstica que criou a primeira associação da categoria, em 1936.

Convênio fomenta a produção de conteúdo para o aplicativo 

10-laudelina-assinaturaconvenio.jpgNesta terça-feira (10/10), a ONG Themis assinou um convênio com órgãos públicos, associações de classe e organizações sindicais com o objetivo de produzir conteúdo informativo para o Laudelina e promover sua divulgação. “Mesmo com a finalização do aplicativo em outubro, a atualização do seu conteúdo será contínua. Por isso é de grande importância a colaboração das instituições”, declarou Lívia Zanatta. O documento foi assinado no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), que está entre os órgãos participantes do acordo de cooperação. 

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. 

A presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, parabenizou a ONG Themis pelo projeto e ressaltou a importância do convênio. “Como integrantes do sistema de Justiça, entendemos que é nosso dever difundir o respeito a direitos humanos, defender a valorização das mulheres contra qualquer tipo de discriminação e fortalecer o exercício dos direitos de cidadania”, declarou a magistrada. A representante do Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Luiza Batista Pereira, também elogiou o projeto e destacou seu valor para a categoria. “É comum empregadas domésticas passarem anos trabalhando sem saber os direitos que possuem. Esse aplicativo chega em um momento oportuno, em que precisamos estar cada vez mais informadas, inclusive em razão da ameaça representada pela reforma trabalhista”, afirmou. 

Além do TRT-RS, fazem parte do convênio o Ministério Público do Trabalho no RS, a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, a Central Única dos Trabalhadores do Estado do RS, a Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do Estado do RS, a Conceptu Protótipos e Sistemas, e o Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas. 

10-laudelina-telainicial.jpg

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalcorreições
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista