Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/09/2017 18:57. Atualizada em: 17/09/2017 15:43.

Drauzio Varela orienta magistrados e gestores do TRT-RS sobre qualidade de vida

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.

15-Drauzio-ele-1920p.jpgEm palestra proferida no plenário do TRT-RS, o médico Drauzio Varella compartilhou com magistrados e servidores do Tribunal suas recomendações para se viver uma vida saudável. A atividade, que fez parte do XII Encontro Institucional da Magistratura e do 20º Encontro Anual de Gestores da Justiça Trabalhista gaúcha, será disponibilizada em breve na midiateca da Escola Judicial (EJ) e poderá ser acessada por todos. A fala de Drauzio abordou aspectos históricos e motivacionais referentes aos cuidados com a saúde. “Temos um artigo demagógico na Constituição, que diz que Saúde é direito do cidadão e dever do Estado. Saúde é dever da pessoa também”, instigou o médico.

Segundo ele, a humanidade vive um momento singular de abundância, em que coexistem avanços da área da saúde, elevada disponibilidade de alimentos e recrudescimento do sedentarismo. “Estamos usando o corpo humano de uma forma para a qual ele não foi planejado. Não havia gordos nos anos 1960”, sintetiza. A contradição do momento atual reside na prevalência crescente de doenças que anteriormente não tinham tempo de se desenvolver, como diabetes, pressão alta, câncer de mama e câncer de próstata. “A expectativa de vida era de 44 anos quando nasci. Hoje, estamos habituados a ver as pessoas morrerem com 80 anos”, considera.

Nas palavras de Drauzio, a solução para esses novos desafios passa por um maior autocuidado. “As descompensações não são obrigatórias, mas induzidas por pequenos erros que cometemos ao longo dos anos”, aponta. “O problema é de cada um de nós. A gente precisa arrumar tempo para nos cuidar, inclusive tirando esse tempo do trabalho e da família. Ninguém vai fazer isso pela gente”. Ao concluir sua fala, ele ofereceu três pilares para auxiliar nesse esforço: o exercício físico regular, a realização de exames médicos de rotina (mas não em excesso), e o cuidado com a alimentação saudável.

Acesse aqui o álbum de fotos do XII Encontro Institucional da Magistratura e do 20º Encontro Anual de Gestores da Justiça Trabalhista gaúcha.

Leia também:

Debate entre candidatos da eleição do TRT-RS encerra Encontros de Magistrados e Gestores

Magistrados recebem homenagem por décadas de serviço à Instituição

Reforma Trabalhista é tema de debates no segundo dia do Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Estado

Encontro de Gestores no TRT-RS: Palestras abordam assédio moral, comunicação efetiva e liderança

Jurista mexicano fala sobre democracia e legitimidade de decisões

15-Drauzio-Geral-1920p.jpg

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Álvaro Lima e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalcapacitaçãoencontro de gestoresencontro de magistrados
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista