Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/09/2017 17:42. Atualizada em: 17/09/2017 15:45.

Encontro de Gestores no TRT-RS: Palestras abordam assédio moral, comunicação efetiva e liderança

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

15-assediomoral350.jpgO segundo dia do 20º Encontro Anual de Gestores da Justiça do Trabalho do RS promoveu atividades conjuntas e específicas para líderes da área administrativa e de primeiro e segundo graus de jurisdição. As atividades foram dirigidas a cerca de 170 servidores que exercem cargos de chefia na Instituição. Os temas das palestras foram o assédio moral, a comunicação efetiva e a liderança. 

Acesse aqui o álbum de fotos do evento

No turno da manhã, a psicóloga Fernanda Werner abordou o tema do Assédio Moral com os gestores. Ela propôs uma reflexão sobre a possibilidade de conscientização e mudança de comportamentos em ambientes de trabalho. “O assediador ignora, não reconhece o sofrimento que causa. O assediado, por sua vez, enfrenta níveis insuportáveis de sofrimento, ao ponto de pensar em sair do trabalho, mas suas responsabilidades e deveres fazem com que fique”, apontou. Para mudar essa situação, ela enfatizou a necessidade de que sejam erguidas barreiras contra o assédio, pela instituição e pelas próprias equipes.

Em sua fala, a psicóloga mencionou também diversos aspectos do serviço público que podem oferecer riscos adicionais para a ocorrência e manutenção do assédio ao longo do tempo. O subdimensionamento das equipes, a falta de um processo seletivo que considere o perfil pessoal dos concursados, e até mesmo a estabilidade no emprego contribuem muitas vezes para que assediadores e assediados naturalizem comportamentos abusivos e deixem que eles façam parte de suas rotinas. A existência de espaços adequados para o tratamento de denúncia e a crença de que a instituição está engajada em prevenir esses atos são formas de acabar com os casos de assédio.  

Oficinas e painéis temáticos

Após a palestra, os grupos de gestores foram divididos para a realização de atividades. Os gestores de primeiro grau participaram de oficinas sobre Boas Práticas de Secretaria, Mapeamento Global de Desempenho (MGD), Horário de Atendimento Externo e Digitalização do Legado, atividades que perdurarão até o final da tarde. O servidores da segunda instância assistiram a um painel sobre os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – CEJUSCs, com o coordenador do Núcleo de Conciliação do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa. No mesmo horário, houve um painel dirigido aos participantes da área administrativa, que teve como tema a Responsabilidade Socioambiental, e foi apresentado pela diretora-geral do TRT-RS, Bárbara Casaletti e pela equipe da Unidade Socioambiental. Foi feita uma retrospectiva dos projetos socioambientais do TRT-RS neste biênio, como a instituição do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, a pesquisa sobre violência de gênero, assédio moral e assédio sexual, a campanha #ElesporElas, o concurso Desafio Sustentável, o programa Horizonte Sustentável, a Semana do Meio Ambiente, a campanha para descarte correto de lixo eletrônico, o projeto De Bike para o Trabalho, a campanha do agasalho, o Plano de Logística Sustentável, a campanha para redução do consumo de copos plásticos e embalagens descartáveis, e o apoio aos projetos Pescar e Tampart. 

O conceito de liderança e a importância da comunicação

As palestras da tarde se concentraram na temática da comunicação efetiva e da liderança. Álvaro Fernando, empresário sócio da Vu Studio, músico e dono de prêmios nacionais e internacionais - entre eles três Leões, da premiação de Cannes, e uma indicação ao Grammy Awards - falou sobre a importância de comunicar-se bem em sua palestra “Comunicação e Persuasão - O Poder do Diálogo”. Para Fernando, “informação compartilhada é a conexão que une as pessoas”. Ele acredita que a comunicação, quando compreendida por todos, é a chave para o sucesso de uma equipe ou empresa. Além disso, o músico ressaltou a diferença entre apenas participar e estar completamente engajado em seus compromissos profissionais como definidora para a construção positiva de uma carreira. 

Após o intervalo, a temática “Líderes Inspiracionais” foi o foco da palestra de Fábio Scannavino, diretor do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). De acordo com Scannavino, existem algumas características essenciais na formação de um bom líder, como saber aproveitar oportunidades em momentos-chave, valorizar o trabalho de seus colegas e funcionários, assim como buscar o equilíbrio em todas as áreas da vida, não somente no trabalho. Durante a apresentação, o diretor trouxe exemplos de grandes líderes, como Dalai Lama, Steve Jobs e Albert Einstein, como referências. O palestrante também fez uso de músicas, atividades lúdicas e vídeos para complementar sua fala.

Leia também:

Debate entre candidatos da eleição do TRT-RS encerra Encontros de Magistrados e Gestores

Magistrados recebem homenagem por décadas de serviço à Instituição

Drauzio Varela orienta magistrados e gestores do TRT-RS sobre qualidade de vida

Reforma Trabalhista é tema de debates no segundo dia do Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Estado

Jurista mexicano fala sobre democracia e legitimidade de decisões 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Álvaro Lima e Deborah Mabilde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalcapacitaçãoencontro de gestores
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista