Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/07/2007 00:00. Atualizada em: 03/07/2007 00:00.

Vigilantes formam categoria profissional diferenciada (Síntese Publicações)

Visualizações: 55
Início do corpo da notícia.

Vigilantes têm estatuto profissional próprio e formam categoria profissional diferenciada. Esse foi o entendimento dos Juízes da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) ao darem provimento a recurso interposto por trabalhador que pedia reconhecimento da função de vigilante, bem como aplicação das normas coletivas da categoria.
O TRT-RS reformou sentença proferida pelo Juiz da Vara do Trabalho de Santa Rosa tendo como base no fato de que o trabalhador atuava na vigilância patrimonial das instalações de uma cooperativa, inclusive com porte de arma, bem como  possuía certificado de curso de capacitação e reciclagem para vigilantes fornecido pela própria instituição.
De acordo com o acórdão do Tribunal, o fato dos vigilantes não constarem no elenco das categorias profissionais diferenciadas explica-se  por não mais existir a Comissão de Enquadramento Sindical, em decorrência da vedação constitucional à interferência do Poder Público na organização dos sindicatos. Segundo a Juíza-relatora do processo, Ione Salin Gonçalves,  no entanto  isso não justifica a estagnação do enquadramento sindical, principalmente pelo avanço tecnológico e novas exigências de especialização do mercado de trabalho. Processo: (RO) 00303200575104003. Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Síntese Publicações
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista