Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/07/2007 00:00. Atualizada em: 03/07/2007 00:00.

TRT-RS realiza seu primeiro Pregão Eletrônico

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou ontem (02) seu primeiro Pregão Eletrônico. Trata-se de uma modalidade de licitação que se dá de forma virtual, por meio de um chat na internet. "A realização do Pregão Eletrônico constitui-se em mais uma importante ação administrativa do Tribunal", afirma o Diretor-Geral de Coordenação Administrativa, Luiz Fernando Taborda Celestino. "É uma ferramenta ágil e moderna, que inegavelmente contribui para a redução de custos com a aquisição de bens permanentes e de consumo."      
Pregão é a modalidade mais recente de licitação, na qual são reunidos os licitantes e realizada a sessão pública de abertura das propostas. Feita uma pré-classificação, passa-se para a etapa seguinte, de lances verbais. Ao contrário de licitação convencional, onde as propostas são estáticas, o pregão tem aspecto dinâmico, uma vez que as empresas reduzem o preço numa espécie de leilão invertido.
"O pregão eletrônico trouxe esta realidade para a internet", resume José Valim Bemfica Filho, Pregoeiro do TRT-RS. "Trata-se de um avanço muito grande." A Diretora da Secretaria Administrativa, Susana Teresinha Mileski, concorda. "Além disso, o pregão eletrônico representa agilidade e redução de custos com as licitações", observa. Segundo ela, o instrumento representa uma tendência na Administração Pública brasileira.
O objeto escolhido para este primeiro Pregão Eletrônico realizado pelo TRT-RS foi a aquisição de bobinas de papel para terminais de consulta. Seis participantes inscreveram-se, saindo vencedora uma empresa com sede em São Paulo.  "Outro benefício do pregão eletrônico é uma maior democratização do processo de compra, onde o licitante de todo o país pode participar pois o acesso pela internet é bem mais amplo e fácil do que o presencial", analisa Bemfica.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista