Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/08/2007 00:00. Atualizada em: 06/08/2007 00:00.

Por dentro da lei

Visualizações: 16
Início do corpo da notícia.
Tenho uma funcionária que está grávida de cerca de quatro meses e desde que ela soube que está grávida tem faltado freqüentemente ao trabalho. Apenas eventualmente ela avisa que não virá trabalhar. É possível que seja demitida com justa causa?
Na forma do artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), compete ao empregador dirigir a prestação do trabalho. Não cabe ao empregado, então, em princípio, salvo disposição contratual em contrário, decidir sobre a conveniência de apresentar-se ou não ao serviço.
O empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, somente nas hipóteses previstas em lei (artigo 131 da CLT). O empregado deve cumprir o seu principal dever (de prestar serviços), tendo, por isso, a devida contraprestação (o salário, seu principal direito). Do outro lado, o empregador tem como principal dever o de pagar os serviços prestados, sendo o seu principal direito o de exigir o trabalho, comandando a sua execução, dando ordens genéricas e específicas, impondo condições e disciplina, fiscalizando o resultado, etc.
O empregado que se ausenta do serviço sem apresentação de atestado médico está cometendo uma falta, passível de advertência e, no caso de reiteração, até mesmo de suspensão. Se, depois de orientada, advertida e suspensa, a empregada do leitor persistir no erro, poderá, sim, ser despedida por justa causa, incorrente na modalidade "desídia" (artigo 482, alínea "e", da CLT).
A Constituição Federal (artigo 10, inciso II, alínea "b", do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) garante o emprego da gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, mas apenas contra a despedida sem justa causa ou arbitrária. A garantia de emprego não é absoluta, permitindo o desligamento por justa causa. Fonte: Tribunal Regional do Trabalho do RS. (05/08/2007)
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Jornal Zero Hora, Caderno Empregos & Oportunidades
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista