Justiça do Trabalho de Camaquã com nova sede
As novas instalações do Foro Trabalhista de Camaquã foram inauguradas ontem (09) pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Juiz Denis Marcelo de Lima Molarinho, e pela Juíza Titular da Unidade, Neusa Líbera Lodi. Na ocasião, o Presidente do TRT-RS agradeceu a presença de todos e, em especial, daqueles que têm exercido papel fundamental na busca pela efetividade do valor "Justiça".
Em seu discurso, o Juiz Denis ressaltou que o Tribunal utilizou os 1.092m2 do terreno doado pelo município de Camaquã à União em 2002 com a finalidade de instalação da Vara do Trabalho local (conforme Lei Municipal nº 300/02) para erguer um prédio que, além de ser projetado sob medida para atender as necessidades dos jurisdicionados e dos servidores da unidade, é, também, uma construção de grande beleza. "A nova sede da Vara do Trabalho de Camaquã é simples, funcional e, também, de grande beleza", afirmou. "O projeto arquitetônico foi concebido de uma forma que nos leva a fazer uso de uma metáfora, na medida em que acolhe aqueles que aqui vêm com luminosidade, aqui, nesta casa de justiça, onde a justiça será feita ", finalizou o Presidente do TRT-RS.
Em seu pronunciamento, a Juíza Neusa Líbera Lodi lembrou todos os magistrados que atuaram na Vara do Trabalho de Camaquã desde a criação da então Junta de Conciliação e Julgamento em 1978. Destacou, também, o envolvimento de todas as pessoas que contribuíram para a instalação da unidade judiciária, que durante vinte e cinco anos funcionou no mesmo endereço, até que em março de 2006 foi transferida para outro local. "Hoje, em 9 de outubro de 2007, temos a alegria de estarmos em uma sede própria, projetada exclusivamente para melhor acolher e atender aos jurisdicionados".
A Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Camaquã, Bárbara Margarethe Pinheiro André da Rocha, o Procurador do Município de Camaquã, Fulvio de Sans Lessa da Rosa e o Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV), Luiz Antonio Colussi também se pronunciaram no evento.
Entre as demais autoridades presentes à solenidade, estavam o Prefeito Municipal de Camaquã, Ernesto Molon, a Juíza-Diretora do Foro de Camaquã, Silvia Maria Pires Tedesco, representando o Tribunal de Justiça de Estado do Rio Grande do Sul, a Juíza Federal da Vara do Juizado Federal Cível de Pelotas, Dulce Helena Dias Brasil, representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Vereador Antônio Altair Puschnerat, representando o Presidente da Câmara Municipal de Camaquã, a Juíza do Trabalho Substituta da Vara do Trabalho de Camaquã, Rita Volpato Bischoff, a Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Ivete Dieter, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul e a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, o Vice-Presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul, Cláudio Dias de Castro, o Superintende da Caixa Econômica Federal em Camaquã, Mauro Roberto Bom, o Gerente Regional de Negócios da ¿?rea Judiciária da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul, Almirante Glashorester, entre outros.
O novo Foro Trabalhista de Camaquã, que passou a funcionar na Rua Antônio Duro, 240, possui área construída de 629m². A edificação prevê a possibilidade de futura construção de mais dois pavimentos, o que totalizaria 1.890m². A obra, contratada por R$772,05 mil, foi erguida com recursos provenientes de convênio firmado pelo TRT-RS com a Caixa Econômica Federal (CEF) em dezembro de 2005.