Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/09/2008 00:00. Atualizada em: 25/09/2008 00:00.

Seminário com o Ministro Lewandowski é amanhã

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

     Amanhã (26), das 10h às 12h, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Enrique Ricardo Lewandowski, sua chefe de gabinete, Patrícia Maria Landi da Silva Bastos, e o Professor Doutor Cássio de Mesquita Barros Júnior, Diretor da fundação Arcadas  de Apoio à Faculdade de Direito da USP, estarão no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Eles participarão de Seminário a respeito da experiência que garantiu a certificação do gabinete do Ministro Lewandowski, bem como demonstrar a possibilidade de implantação de ferramentas de qualidade e produtividade em qualquer gabinete de Ministro ou Desembargador de outro Tribunal.

     O público-alvo do evento são Desembargadores, Assessores e Chefes de Gabinete do TRT-RS. O evento será realizado no Auditório Ruy Cirne Lima, localizado no prédio III do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432).

     Em dezembro do ano passado, o Gabinete do Ministro Lewandowski recebeu Certificado ISO 9001:2000, pela fundação Vanzolini, em razão da finalização, com êxito, de estudos realizados pela Fundação Arcadas no sentido de dotar o STF de receita técnica destinada a desfazer os entraves à rapidez dos serviços e aplicar um sistema ágil e dinâmico que reduziu substancialmente o tempo de tramitação dos expedientes naquele gabinete da Corte suprema do País.

     A Fundação Arcadas foi instituída por um grupo de professores da Academia de Direito do Largo São Francisco com finalidade cultural e de desenvolvimento da educação e da Ciência do Direito. Tem por objetivos estatutários, entre outros, estimular trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa, cultura e extensão, mediante apoio material, científico e financeiro, promover cursos, simpósios e outros certames, divulgar conhecimentos na área de sua atuação, editar trabalhos técnicos e científicos, instituir bolsas e colaborar na conservação do patrimônio físico e cultural da Faculdade de Direito da USP.

ISO 9001:2000

     A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa. Esta norma pode ser aplicada a qualquer tipo e porte de organização.

     Um certificado ISO 9001:2000 comprova que o seu Sistema de Gestão de Qualidade foi certificado de acordo com uma norma de melhores práticas e foi aprovado. Emitido por uma organização de certificação após uma auditoria independente por terceiros, o certificado garante aos seus consumidores que você implementou os processos internos necessários para cumprir suas obrigações.

     A norma ISO 9001:2000, reconhecida internacionalmente, é genérica. Não é uma norma de produto, mas se aplica a qualquer ramo da manufatura ou prestação de serviços. Criada pela International Organization for Standardization (ISO), seu objetivo é estabelecer exigências que possibilitem um nível internacional para Sistemas de Gestão de Qualidade.

     O ISO 9001:2000 é a última versão da norma, emitida em 15 de dezembro de 2000. A nova edição combinou a edição de 1994 dos ISO 9001, ISO 9002, e ISO 9003. Se você estiver certificado atualmente conforme uma das normas de 1994, você deveria pensar na transição para a versão 2000. As normas ISO 9001/2/3:1994 são válidas até 15 de dezembro de 2003. As normas ISO 9002 e 9003 nesta data perderão a validade.

     A nova norma dá mais ênfase ao aperfeiçoamento contínuo e à satisfação do cliente do que as versões de 1994. Ela dedica-se aos processos em uma organização que influenciam a qualidade. As cláusulas mais importantes da nova norma são:

Sistema de Gestão de Qualidade
Responsabilidade na Administração
Gestão de Recursos
Realização do Produto
Mensuração, Análise e Aperfeiçoamento

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista