Olimpíada da Justiça do Trabalho tem número recorde de participantes
Delegação do TRT da 4ª Região tem 29 atletas
A ANASTRA - Associação Nacional da Justiça do Trabalho, promove em novembro a VII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho em Fortaleza (CE).
A cidade sede receberá de 08 a 15 de novembro, atletas servidores da justiça trabalhista de todo o Brasil. Serão 17 delegações representando 21 estados da federação nos jogos olímpicos.
Entre atletas, técnicos e dirigentes de delegações, são mais 900 pessoas. Serão disputadas 19 modalidades: atletismo (corrida, salto, arremesso), futebol society, basquete, vôlei, futsal, judô, tênis, natação, ciclismo, vôlei de praia, futevôlei, pesca, tiro, dama, dominó, xadrez, tênis de mesa, futebol de mesa, handebol.
As provas acontecerão na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Hotel Porto D’Aldeia, Náutico Atlético Cearense, Gun House, Praia da Cofeco e Autódromo Internacional do Euzébio.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Em 2002, com o intuito de unir servidores em torno de um evento esportivo que também fosse uma oportunidade de congraçamento entre os Tribunais Regionais do Trabalho, os desportistas de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe iniciaram os primeiros jogos. Superando diversas dificuldades, os 150 atletas inscritos tornaram realidade a I Olimpíada. O espírito acolhedor do paraibano tornou o evento em uma grande festa e, por merecimento, conquistaram o maior número de medalhas.
Os primeiros jogos tiveram importância fundamental ao unir os desportistas em torno de uma idéia, servir de modelo para as seguintes e estabelecer as marcas iniciais.
Com 400 atletas, a II Olimpíada ocorreu em novembro de 2003, em Maceió. Participaram os estados de Alagoas, Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Desta vez a grande campeã foi a associação dos servidores do Tribunal do estado sede (TRT-19ª Região).
Em 2004 na III Olimpíada, em Natal (RN), o Distrito Federal, o Tocantins, o Paraná, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro entraram na disputa. O número de participantes alçou mais um degrau e chegou a 450 servidores. Novos recordes foram alcançados e outros Regionais somaram-se aos antigos. A 21ª Região foi a grande vencedora.
A IV edição da Olimpíada aconteceu em Belém (PA). Contando com 500 atletas, entre eles os da Amazônia e Rondônia, que aderiram à competição. Os servidores de Pernambuco tiveram o maior destaque conquistando o primeiro lugar geral do quadro de medalhas. As Olimpíadas dos servidores da Justiça do Trabalho alcançaram o reconhecimento do Ministério dos Esportes e passou a constar do calendário oficial dos eventos esportivos do Brasil. Os jogos tornaram-se um novo componente na qualidade de vida estimulando a prática esportiva com técnica, qualidade e metas a serem alcançadas.
A V Olimpíada aconteceu em Brasília (DF), em setembro de 2006. Como nos anos anteriores o número de desportistas ampliou-se e rompeu a casa dos 600. Os servidores do TRT da 6ª Região (PE) foram novamente os que mais se destacaram e assumiram a ponta do quadro de medalhas. Com 20 modalidades os jogos de Brasília receberam os estados já maduros nas competições e os novatos Espírito Santo e Maranhão.
No ano de 2007, em novembro, a cidade de João Pessoa (PB) recebeu 17 delegações que representaram 21 estados da federação na VI Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. Com aproximadamente 800 participantes, entre atletas e dirigentes, disputando 19 modalidades e novas delegações os jogos foram grandiosos. Naquele ano Minas Gerais e Ceará fizeram suas primeiras disputas.