Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 28/10/2009 00:00. Atualizada em: 28/10/2009 00:00.

TRT-RS apresenta proposta de Planejamento Estratégico

Visualizações: 33
Início da galeria de imagens.
Desembargador Ghisleni abriu o Encontro que reuniu Magistrados e Gestores do Tribunal
O projeto foi apresentado pelo consultor Antonio Sorbara
Público que integra o grupo de trabalho
A Assessora de Planejamento Estratégico, Dalva Stracke, durante o evento
Logomarca desenvolvida pela ACS para o projeto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A proposta de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região  (TRT-RS) foi apresentada no final da tarde de hoje a Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho que compõem o grupo que terá participação ativa no projeto.

Batizado de “TRT-RS|2015 Trabalhando o Futuro”, o objetivo da iniciativa é definir as metas e objetivos a serem atingidos pelo Tribunal nos próximos seis anos. “Hoje colocamos a primeira peça nesse quebra-cabeça do planejamento estratégico. As restantes irão depender do trabalho de todos nós”, afirmou o Desembargador João Ghisleni Filho, Presidente do Tribunal.

O Planejamento Estratégico é uma forma de resposta aos anseios da sociedade. “Trata-se de uma sequencia de atividades conduzidas por um grupo de pessoas em busca de uma visão de futuro”, resumiu o consultor Antonio Sorbara, da empresa Symnetics, contratada para prestar consultoria ao Tribunal nessa área. “É um processo dinâmico, que envolve o pensar em todas as possibilidades e também nos impedimentos.”

Segundo Sorbara, o Planejamento Estratégico envolve cinco pilares: liderança executiva engajada, tradução da estratégia, alinhamento da organização, estratégia como tarefa de todos e ação continuada. As etapas que precisam ser vencidas para se atingir esse objetivo envolvem os fundamentos (missão, visão, valores), a definição do chamado mapa estratégico (que conterá os desafios do TRT-RS nos próximos 6 anos), os indicadores para cada um dos objetivos definidos no mapa, as metas e as ações a serem empreendidas.

No próximo dia 12, o grupo de trabalho realizará a primeira reunião que tem por objetivo a capacitação do pessoal a respeito dos fundamentos e direcionadores estratégicos. A idéia é que desse encontro resulte a definição da missão, da visão e dos valores do TRT e uma proposta de mapa. “Esperamos que na última semana de abril tenhamos condições de entregar o planejamento estratégico do Tribunal”, previu o consultor. “Gostaria de ressaltar que conseguimos formar um grupo muito representativo do Tribunal, composto por magistrados e servidores que ocupam cargos de gestão, e esse fato representa um momento muito importante para o Tribunal”, acrescentou a Assessora de Planejamento Estratégico do Tribunal, Dalva Stracke Ferreira.

Ao encerrar o Encontro, o Vice-Presidente do TRT-RS, Desembargador Carlos Alberto Robinson, observou que o Tribunal há algum tempo vem mantendo uma prática de continuidade administrativa e lembrou que há cerca de dez anos, na gestão do Desembargador Flavio Portinho Sirangelo, a Justiça do Trabalho deu seus primeiros passos rumo à definição de um planejamento estratégico. “A semente foi lançada naquela época e começou a prosperar”, afirmou. “O que pretendemos é atingir um nível de gestão institucionalizada, não personalista”, concluiu o Desembargador Robinson.

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias