Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/03/2010 00:00. Atualizada em: 24/03/2010 00:00.

Validade de determinação judicial independe de sua repetição na parte final da sentença

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

O fato de uma sentença apresentar um comando apenas na parte destinada à fundamentação, sem repeti-lo ao final do documento, onde usualmente são apresentadas as disposições do julgado, pode não invalidar a determinação legal. Desse entendimento partiu a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul para negar provimento a um dos tópicos de agravo de petição interposto contra decisão da Vara do Trabalho de São Jerônimo.

O Juiz de 1º Grau, após analisar reclamatória trabalhista, apresentou a determinação de integração das horas extras nos repousos semanais remunerados apenas na parte inicial da sentença, sem reiterá-la ao final da decisão, motivando o recurso da parte executada. Relatando o agravo, o Desembargador José Felipe Ledur ponderou que “a não repetição da imposição de integração das horas extras em repousos na parte final da sentença não tem o efeito de invalidar o comando sentencial”. Para o magistrado, no caso específico dos autos, o texto em questão apresentava nítido conteúdo de dispositivo e não de fundamentação, a despeito da posição na qual aparece na sentença.

O Des. Ledur observou que a prática comum de apresentar as disposições ao final da sentença não impede a escolha por outra forma, mesmo porque não há previsão legal sobre o assunto, estando a parte dispositiva da sentença regulamentada não “pela forma, mas sim pelo conteúdo”. Por fim, o Relator destacou que o dispositivo final da sentença comandou que fossem observados os critérios da fundamentação, razão pela qual a “integração nos repousos resulta abarcada no deferimento”. Cabe recurso da decisão.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: ACS/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista