Alegrete celebra 20 anos de Justiça do Trabalho
Na noite desta quinta-feira (22/4), a Justiça do Trabalho comemorou duas décadas de presença no Alegrete. A passagem da data foi marcada por homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, em Sessão Solene comandada pelo presidente da Casa, Vereador Celeni Viana, na qual estiveram presentes o Presidente e a Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Desembargadores Carlos Alberto Robinson e Maria Helena Mallmann, o Prefeito, Erasmo Guterres Silva, o Diretor do Foro da Justiça Estadual, Juiz Marcos La Porta da Silva, entre outras autoridades locais e representantes da comunidade.
Durante a cerimônia, fizeram uso da tribuna, na ordem: o Vice-Presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anilton Gonçalves de Oliveira, o representante do Movimento Sindical dos Trabalhadores de Alegrete, Carlos Augusto Oliveira, o Conselheiro Estadual da OAB/RS Eduardo Bandeira Ferreira de Mello, o Vereador Celeni, o Desembargador Robinson e o Prefeito Erasmo. As manifestações das autoridades anfitriãs tiveram dois aspectos em comum. Um deles foi o de registrar o prestígio demonstrado pelo TRT-RS ao Alegrete, ao fazer-se presente por dois membros da Administração, pelo Juiz Titular da Vara do Trabalho local, Alcides Otto Flinkerbusch, e pelo Juiz Francisco Rossal de Araújo, alegretense, e representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra4). O outro foco dos discursos foi o de agradecimento pela manutenção da VT local, uma referência ao projeto de remanejamento de varas cogitado recentemente pelo Tribunal, o qual levou à realização de uma audiência pública no município no ano passadoAbre em nova aba. A Prefeitura, inclusive, materializou o sentimento de gratidão pela entrega de uma placa ao Des. Robinson, com os dizeres:
- “A boa história se constrói com gestos de coragem e discernimento. Ao comemorarmos os 20 anos da Vara do Trabalho em Alegrete, queremos registrar o reconhecimento da sua ação decisiva para a permanência do órgão no nosso Município.”
O Presidente do Tribunal, ao dirigir-se os presentes, externou seu grande apreço pelo povo do Alegrete, a quem atribui virtudes de “grande respeito e fidalguia”. Afirmou a importância em a instituição manter uma relação de proximidade com o público da Justiça do Trabalho de todo o Estado, valorização evidenciada pelas reuniões de apresentação do Planejamento Estratégico sediadas em diversas cidades gaúchasAbre em nova aba. O magistrado sublinhou a missão da Justiça Trabalhista de levar à paz social, e garantiu: a alternativa de remanejar varas do trabalho “está totalmente afastada, isso faz parte do passado”, ao que foi imediatamente aplaudido. Mesma reação obteve ao informar que, na sessão do Órgão Especial do TRT-RS a realizar-se na próxima segunda-feira (26/4), será apreciada a minuta do projeto de lei para criação de 22 novas varas do trabalho na 4ª Região TrabalhistaAbre em nova aba. Por fim, o magistrado comprometeu-se a “encaminhar as tratativas e providências” para que, por ocasião das bodas de prata da VT Alegrete, a cerimônia possa ocorrer já em sede própria da Justiça do Trabalho (atualmente o prédio é alugado).


