Juiz do Trabalho faz audiências de conciliação em Seminário do IPA
Uma palestra e duas audiências de conciliação, ambas com resultado positivo, foram destaque no seminário Sul-Americano de Direito, realizado no IPA. O Coordenador do Projeto Conciliação do TRT-RS, Juiz Carlos Alberto Lontra, com a palestra “Conciliação Judicial Trabalhista”, explicou como o projeto se desenvolve e em seguida presidiu duas audiências, acompanhadas pelos participantes.
“O Juiz transferiu a Vara para o IPA”, disse a professora Karen Muliterno de Andrade, professora do curso de Direito e mediadora da palestra. representante da parte reclamante na primeira audiência. A reclamada, uma multinacional alemã, fez-se representar por advogado que veio do Rio de Janeiro para a audiência. A empresa da área de informática não assinava a carteira de seus contratados e, quando fechou as portas, não pagou taxas e salários. A conciliação foi bem sucedida e o alvará saiu na hora.
O segundo caso, considerado mais complicado, teve a presença das partes diretamente envolvidas, além dos advogados. A ação também tratava de vínculo empregatício, e foi movida por um funcionário de uma imobiliária na cidade de Torres. Houve acordo e a conciliação foi realizada.
O Seminário Sul-Americano de Direito teve como tema “Estado, Cidadania e Direitos Fundamentais”. Iniciativa do curso de Direito do Centro Universitário Metodista, do IPA, com o objetivo de levar aos estudantes o que há de mais atual na produção de conhecimentos da área o Seminário contou também com a palestra do Juiz do Trabalho Francisco Rossal de Araújo, que falou sobre “Os Direitos Fundamentais na Constituição”.
(Com a colaboração das jornalistas Vanessa Mello e Ângela Camana)


