Desembargador Juraci recebe da Satergs o título de ''Jurista Eminente''
O desembargador Juraci Galvão Júnior, do TRT da 4ª Região, foi agraciado, na noite desta quarta-feira, com o “Mérito Satergs”, distinção concedida pela Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do Rio Grande do Sul. O magistrado recebeu o título de “Jurista Eminente”. O troféu foi entregue pela sua assessora, a servidora Denise Pastori.
A cerimônia aconteceu no Salão Vila Rica da Associação Leopoldina Juvenil. Na ocasião, a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Maria Helena Camargo Dornelles, foi homenageada com o título de “Advogada Emérita”.
Estiveram presentes no evento as desembargadoras Rosane Serafini Casa Nova (vice-presidente do TRT4), Cleusa Regina Halfen (corregedora), Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo (vice-corregedora) e Tânia Reckziegel, o desembargador Emílio Papaléo Zin e o juiz do Trabalho Marcos Fagundes Salomão. Além de Denise, também compareceram à homenagem as servidoras Bianca Vedova e Maria Adriana da Motta, do gabinete do desembargador Juraci.
Em seu pronunciamento, o magistrado disse receber a homenagem com muita honra e o coração emocionado. “Estou na Justiça do Trabalho há mais de 30 anos. Em todo esse tempo, pude acompanhar muitas mudanças e a evolução da instituição e do Direito do Trabalho. Em um passado não muito distante, a Justiça do Trabalho chegou a ser alvo de estudos e projetos para sua extinção. Entretanto, com a reforma do Judiciário, o que tivemos foi a ampliação de sua competência. Tive a satisfação de colaborar, às vezes acertando, às vezes errando, mas sempre trabalhando para que a Justiça do Trabalho fosse reconhecida como ágil, moderna, firme e presente na resolução dos conflitos sociais. Hoje colhemos frutos de um trabalho conjunto ao longo dos anos, com a importante participação de magistrados e advogados”, salientou. “Não podia deixar de destacar o apoio decisivo da OAB e dos advogados trabalhistas para a ampliação da Justiça do Trabalho da 4ª Região, especialmente nos projetos que criaram novas Varas e novos cargos de desembargador. Aqui presto minha homenagem a todos os advogados gaúchos”, disse o desembargador Juraci.
Currículo
Natural de São Paulo, Juraci Galvão Júnior foi advogado trabalhista e ingressou na Justiça do Trabalho gaúcha em 1981, mediante concurso para juiz. Presidiu a 1ª e 2ª Varas do Trabalho (VTs) de Rio Grande, as VTs de Carazinho, Lajeado e Osório e a 12ª VT de Porto Alegre. Em 2000, foi promovido a desembargador do TRT4, pelo critério de merecimento. Em 2006, tomou posse como vice-corregedor regional e assumiu a presidência da 2ª Seção de Dissídios Individuais. Foi corregedor regional no biênio 2009/2011. Hoje preside a 8ª Turma Julgadora, compõe o Órgão Especial e a Seção de Dissídios Coletivos.