Projeto "Auditoria e Apoio Administrativos" é apresentado no auditório Ruy Cirne Lima
Nesta sexta-feira (19/07), no auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre, foi realizada a apresentação do projeto “Auditoria e Apoio Administrativos”. A iniciativa já passou por cidades do interior e agora chega à capital. Na abertura do evento, as servidoras Paula Goldmeier e Caroline de Oliveira Bertolino, da Assessoria de Relações Internas, falaram sobre os objetivos do projeto, que deverá aproximar os setores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A partir do dia 2 de agosto, representantes das áreas administrativas farão visitas às unidades judiciárias. Os encontros servirão para avaliar as reais necessidades de cada Vara do Trabalho.
Durante a apresentação do projeto, foram mostradas ao público as atividades e novidades dos diversos setores do Tribunal. A juíza diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre, e titular da 9ª Vara do Trabalho, Maria Silvana Rotta Tedesco, apresentou no telão detalhes da reforma na galeria do Prédio 1, que traz entre suas principais novidades a instalação de uma central de apoio ao Processo Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A central será destinada a tirar dúvidas e prestar informações sobre o novo sistema ao público externo. O desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, coordenador da implantação do PJe-JT no Estado, elogiou o fato do projeto “Auditoria e Apoio Administrativos” chegar a Porto Alegre antes da instalação do novo sistema. Destacou a importância de se ouvir os servidores neste momento, e disse que o treinamento para o PJe-JT será feito de forma gradual.
Débora Becker, diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos (Sempro), falou sobre as novas melhorias para os prédios Foro que, além da criação da central de atendimento ao PJe-JT, incluem a modernização do sistema de climatização, a ampliação das secretarias das varas do Prédio 2 e o isolamento acústico de salas de audiência (leia a reportagem completa sobre as obras, já publicada no Vox). André Farias, representando a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), apontou como objetivo do setor oferecer condições técnicas para que o PJe-JT funcione de forma adequada. Adiantou que haverá troca de computadores nas unidades, além da substituição do sistema no-break.
Sandro Schiavon, coordenador da Coordenadoria de Material e Logística, disse que as visitas serão importantes para averiguar as necessidades dos servidores com relação a materiais, além de possibilitar a coleta de sugestões de melhorias com relação ao mobiliário. Beny Stewson Siqueira da Fontoura, diretor da Secretaria de Apoio Administrativo (Seapa), destacou a importância de se ouvir os servidores sobre a sensação de segurança no Foro e sobre a qualidade do dos serviços de limpeza.
Mauro Baltar Grilo, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), elogiou a chegada do projeto a Porto Alegre. Destacou que mesmo neste período de transição para o PJe-JT, onde todas as soluções parecem se dar no âmbito virtual, ainda se faz necessária a presença física e a troca direta de informações entre os setores. Gabriel Fortes Neto, diretor da Secretaria de Comunicação (Secom), apresentou ao público as principais características do portal Vox. Disse que a nova ferramenta de comunicação interna do TRT4 dá destaque para notícias de interesse dos servidores, aumentando a oferta de conteúdo.
Ao final do evento, Rejane Terezinha Escarrone Corrêa, secretária-geral da Presidência, informou que o projeto “Auditoria e Apoio Administrativos” está entre os inscritos no prêmio Innovare, ressaltando a importância de dar ampla divulgação à iniciativa para que o maior número possível de servidores participe. Rejane destacou que a colaboração de todos é vital para o sucesso do projeto.