PJe-JT: auditório lotado nos primeiros treinamentos promovidos pela OAB/RS
A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) promoveu, na última sexta-feira (2), o primeiro dia dos cursos que visam a preparar os advogados trabalhistas para o uso do PJe-JT. A atividade lotou o auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) nos três horários.
Pela manhã e à tarde, o treinamento foi ministrado pelo juiz do Trabalho Marcelo Bergmann Hentschke e o servidor Pablo Barros, do TRT4. A turma da noite teve como ministrantes a juíza do Trabalho Maria Silvana Rotta Tedesco e o servidor Arthur Seara Coelho.
O evento é uma realização da OAB/RS, por meio da Comissão do Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) e da ESA, em parceria com o TRT da 4ª Região, Satergs, Abrat e Agetra.
O Processo Judicial Eletrônico (PJe–JT) já foi implantado nas cidades de Caxias do Sul, Santa Rosa, Erechim, Esteio, São Leopoldo, Rio Grande, Encantado, Guaíba e Canoas. No treinamento, é apresentado o passo a passo do trabalho do advogado no novo sistema. Também é reforçada a necessidade da obtenção do certificado digital e das configurações básicas dos computadores.
O secretário-geral da Ordem gaúcha e coordenador-geral do Mês do Advogado, Ricardo Breier, destacou a importância de o advogado obter a Certificação Digital, sendo esse um requisito imprescindível para a utilização do processo eletrônico. "Necessitamos aumentar o número de advogados com a ferramenta, pois estamos na era do processo eletrônico, e a advocacia somente será exercida pelo profissional que obter a certificação", reforçou.
Para saber o passo a passo de como obter a Certificação Digital, clique aqui.
Para o vice-presidente da CEDTI, conselheiro seccional Miguel Ramos, a Ordem gaúcha tem papel fundamental no processo de interação do advogado com as novas ferramentas do Judiciário. "O treinamento, além de ser necessário pelas mudanças que ocorrerão no exercício da advocacia, também promove uma importante troca de experiências entre os profissionais", afirmou.
A secretária-geral adjunta da entidade, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, ressaltou a atuação da OAB/RS nas ações de gestão digital. "A Ordem tem facilitado esse processo, proporcionando cursos específicos da área, sempre visando o aperfeiçoamento do advogado", lembrou.
O evento – que disponibiliza turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, com 150 vagas em cada turno – será realizado todas às sextas-feiras do mês de agosto, nos dias 09, 16, 23 e 30. Para se inscrever, o advogado deve acessar o site http://inscricaoesa.oabrs.org.br/ e procurar o treinamento do PJe-JT na relação dos cursos.