Fernando Cassal e Brígida Charão Barcelos Toschi tomam posse como desembargadores do TRT-RS
Os magistrados Fernando Luiz de Moura Cassal e Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi tomaram posse, nesta quinta-feira (5), como desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A cerimônia foi realizada no fim da tarde, na sala de sessões do 10ª andar do Tribunal. A posse ocorreu no mesmo dia em que foram publicadas as nomeações no Diário Oficial da União.
Promovido pelo critério de merecimento, Cassal assume a vaga que foi aberta com a aposentadoria do desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho. A juíza Brígida foi promovida pelo critério de antiguidade, para a cadeira antes ocupada pelo desembargador Ricardo Tavares Gehling, também aposentado. Como já vinham atuando como convocados nas respectivas vagas, ambos permanecerão nas mesmas Turmas Julgadoras: Cassal na 8ª Turma e Brígida, na 5ª Turma. Os magistrados seguirão compondo, ainda, a 1ª Seção de Dissídios Individuais.
Em seus discursos, muito emocionados, os dois novos desembargadores fizeram agradecimentos a magistrados e servidores com quem conviveram ao longo da carreira, e também a familiares. A presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen, falou sobre a trajetória dos magistrados e parabenizou-os pela promoção. “Hoje, ambos colegas colhem o resultado de profícuo trabalho desempenhado ao longo de tantos anos”, disse a desembargadora.
Perfis
Nascido em Jaguarão (RS), Fernando Luiz de Moura Cassal ingressou na Justiça do Trabalho em 1989, como técnico judiciário. É bacharel em Direito pela UFRGS e especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Sua posse na magistratura trabalhista ocorreu em 23 de novembro de 1992, como juiz do Trabalho substituto. Foi promovido em 17 de abril de 1995, assumindo a titularidade da Vara do Trabalho de São Borja. Depois, passou pela 1ª VT de Erechim, VT de Cruz Alta, VT de Osório, 1ª VT de Gramado, 17ª e 15ª VTs de Porto Alegre, 3ª VT de Novo Hamburgo e 1ª VT de Bento Gonçalves, onde atuava até ser convocado ao Tribunal.
A magistrada Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi nasceu em Santiago (RS). É formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Direito Processual pela Unisc. Ingressou no Tribunal em 12 de junho de 1987. Aprovada em concurso, tomou posse como juíza do Trabalho em 7 de janeiro de 1992. Sua promoção a juíza titular ocorreu em 13 de abril de 1994. Desde então, atuou na 1ª VT de Uruguaiana, na VT de Guaíba, na VT de Sapiranga, na VT de Santa Cruz do Sul, na 6ª VT de Porto Alegre e na VT de Viamão, última unidade em que atuou até a convocação ao TRT-RS.