Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Exposição Tantos Uns

  

tantos uns-2.jpg

.

texto iguais e diferentes em braille

  

Aprenda Braille agora mesmo

          Desenhe um retângulo em pé, na vertical. Perto da borda esquerda desse retângulo, organizados em uma coluna e equidistantes uns dos outros, ou seja, um próximo da borda de cima, outro no meio e um próximo à borda de baixo, pinte três pontos. Eles serão numerados de 1 a 3, de cima para baixo. Em coluna paralela, agora próxima à borda direita e também equidistantes, pinte outros três pontos, numerados de 4 a 6, também de cima para baixo. Tanto o espaço entre as colunas como o espaço entre as linhas de pontinhos devem ser bem reduzidos, ou seja, você deve formar um retângulo bastante compacto.

          Pronto, você tem os 6 pontos responsáveis pela grande maioria das letras e demais caracteres em Braille. Ao combinar esses pontos, e usar essas combinações conforme a letra, número ou símbolo que se quer escrever, você conseguirá formar cerca de 63 diferentes caracteres. O inventor desse método de escrita foi um francês chamado Louis Braille, no início do Século XIX.

          Assim, se você precisar representar a letra "a", escreverá apenas o ponto 1, o primeiro do retângulo, no lado esquerdo, em cima. Para a letra "b", utilizará o ponto 1 e o ponto 2, que é o segundo da coluna da esquerda; para escrever "f", marcará os pontos 1, 2 e 4. O 4 é o primeiro ponto da coluna da direita, em cima. Existe uma combinação de pontos para cada letra do alfabeto que conhecemos. Ou seja, o Braille é apenas um sistema de escrita, não é um idioma, porque com ele formamos palavras a partir das mesmas normas utilizadas na escrita comum.

          Na escrita Braille, não existem contornos nesses retângulos, mas as combinações vão se sucedendo para formar cada palavra ou número. A leitura ocorre como no padrão em tinta: da esquerda para a direita. Os pontinhos são pequenas saliências no papel. Para saber a posição dos pontos, basta fazer a comparação entre os demais. Se os pontos 4 e 6 estiverem na frente de uma letra, significa que essa letra é maiúscula; o ponto final é apenas o ponto 3.

          Agora, observe o alfabeto Braille abaixo. 

.

Alfabeto em braille

         

Depois, tente ler as palavras abaixo. 

.

tantos uns em braille
Parabéns!!!

Ver resposta

Tantos Uns

Ir para o próximo desafio

Esse foi fácil. Quer tentar de novo? 

Tantos uns que tem no peito um coração como tantos outros.

Parabéns!!!

Ver resposta

Tantos uns que trazem no peito o coração como tantos outros.

Ir para o próximo desafio

Se você conseguir, terá compreendido grande parte desse sistema e poderá passar adiante esse verdadeiro patrimônio cultural de todas as pessoas cegas. Agora um grande desafio:
queremos ser.JPG
Parabéns!!!

Ver resposta

Queremos ser diferentes quando a diferença não nos inferioriza e

iguais quando a igualdade não nos descaracteriza.

voltar para a página inicial

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho, Comissão de Cultura
Última atualização: 05/07/2023 17:41
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista