Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Gestão Estratégica

Governança e Gestão Estratégica no TRT da 4ª Região

A Gestão Estratégica no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região é coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica - SeGGE, unidade vinculada à Secretaria-Geral da Presidência, e desempenha suas atribuições em conformidade com as decisões do Comitê de Governança e Estratégia.

Alinhadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e da Justiça do Trabalho, as atividades da SeGGE visam a garantir que a estratégia institucional, atendendo aos preceitos do Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, definido pela Resolução CSJT nº 259/2020, também leve em consideração os aspectos peculiares das demandas regionais para que a prestação jurisdicional trabalhista da 4ª Região alcance sempre patamares otimizados de celeridade e efetividade.

Secretaria de Governança e Gestão Estratégica

O histórico da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SeGGE), como denominada atualmente, teve início com a publicação da Portaria nº 2.754/2008Abre em nova aba que, então, instituiu o Núcleo de Estatística, Gestão Estratégica e Apoio às Comissões Permanentes (Nege), vinculado ao Gabinete da Presidência. Posteriormente, a Portaria nº 3.075/2009Abre em nova aba transformou o referido Núcleo na Assessoria de Planejamento Estratégico, Dados Estatísticos e Apoio às Comissões Permanentes. Em 2014, a unidade passou a ser denominada Assessoria de Gestão Estratégica, Dados Estatísticos e Apoio às Ações Institucionais (Portaria nº 2.404/2014) sendo que, à época, foi alterado também seu rol de atribuições. 

Com a publicação da Resolução CSJT nº 259/2020, que aprova o Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, novamente a unidade passou por mudança de nome (Portaria nº 3.310/2021), passando a ser chamada de Assessoria de Governança e Gestão Estratégica. Em 2022 foi transformada em Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Portaria nº 3.293/2022), em consonância com a nomenclatura adotada pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Contato: segge@trt4.jus.br / (51) 3255 - 2264 / 2265 .

Comitê de Governança e Estratégia

Instituído pela Resolução Administrativa nº 25/2022, sua composição ficou assim definida:

I – o Presidente ou a Presidente do Tribunal (Coordenador(a));
II – o Vice-Presidente ou a Vice-Presidente do Tribunal;
III – o Corregedor ou a Corregedora Regional;
IV – o Vice-Corregedor ou a Vice-Corregedora do Regional;
V - o Diretor ou a Diretora da Escola Judicial;
VI – um Juiz ou uma Juíza Auxiliar da Presidência;
VII – um Juiz ou uma Juíza Auxiliar da Vice-Presidência;
VIII – um Juiz ou uma Juíza Auxiliar da Corregedoria;
IX – o Secretário-Geral ou a Secretária-Geral da Presidência;
X – o Secretário-Geral ou a Secretária-Geral Judiciária;
XI – o Diretor-Geral ou a Diretora-Geral;
XII – o Diretor ou a Diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica; e
XIII - o Diretor ou a Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações.

As reuniões deste Comitê, denominadas Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), ocorrem três vezes ao ano, no mínimo, ou extraordinariamente sempre que convocadas pelo(a) Presidente.

Fonte: Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SeGGE)
Última atualização: 19/07/2023 16:55
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista