Tribunal medeia negociação entre profissionais da saúde e hospitais de Porto Alegre
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador João Pedro Silvestrin, mediou nesta terça-feira uma reunião entre lideranças do Sindisaúde/RS e de outras 13 entidades com representantes do SindiHospa (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).
A reunião serviu para a abertura da negociação sobre o reajuste salarial dos profissionais de saúde da Capital. O SindiHospa chegou a oferecer 6% de aumento, proposta rejeitada pela categoria. Uma nova audiência foi agendada para 18 de novembro, às 14h, no TRT-RS, oportunidade em que os hospitais apresentarão uma nova proposta.
Os profissionais da saúde prometem greve para os dias 9 e 10 de novembro, mas se comprometeram com o Ministério Público do Trabalho (MPT) a manter o efetivo mínimo informado no edital de convocação para o movimento. A procuradora regional do Trabalho que participou da reunião, Beatriz Junqueira Fialho, referiu que qualquer problema que venha a ocorrer em relação ao atendimento dos pacientes deverá ser reportado ao MPT para a adoção das medidas cabíveis.
O desembargador Silvestrin pediu aos sindicatos profissionais para que não haja paralisação nos serviços de saúde entre 11 e 18 de novembro, ou seja, até a data da próxima reunião. Seria um período de trégua nas negociações diante da necessidade do SindiHospa de consultar as mantenedoras dos hospitais sobre a nova proposta a ser apresentada. O pedido será analisado pelos sindicatos dos trabalhadores em assembleia que ocorrerá no próximo dia 11.
Processo n° 0022035-59.2016.5.04.0000


