Presidente do TRT-RS agradece a servidores pela conquista do Selo Diamante do CNJ
A presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, recebeu nessa quarta-feira (7/12) as equipes de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), da Assessoria Técnico-Operacional da Secretaria da Corregedoria (Asteco), da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) e da Secretaria Geral-Judiciária. O motivo do encontro foi agradecer aos servidores pela conquista do Selo Diamante do Justiça em Números, recebido nessa segunda-feira, e pela classificação em primeiro lugar no levantamento de governança em Tecnologia, Informação e Comunicações (TIC). Ambas as distinções foram conferidas ao TRT-RS pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Acesse aqui as fotos da recepção no Salão Nobre.Abre em nova aba
Na ocasião, a presidente manifestou aos servidores seu orgulho pela premiação recebida pela Justiça do Trabalho gaúcha. “Fui a Brasília receber a homenagem em nome do TRT-RS, mas esse prêmio foram vocês que conquistaram”, declarou. A desembargadora afirmou que a distinção nacional ressalta a qualidade do trabalho que as equipes vêm desenvolvendo. “Não podemos perder esse papel de protagonismo. Nosso compromisso, como servidores e magistrados, é mostrar que é possível fazer uma administração ética e transparente em favor dos jurisdicionados”, concluiu. Também participaram do encontro o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, e a corregedora regional, desembargadora Maria da Graça Ribeiro Centeno.
Selo Diamante do Justiça em Números
O Selo Diamante é a categoria mais alta do prêmio Justiça em Números e foi conquistado pela primeira vez pelo TRT-RS. A distinção é entregue pelo CNJ em reconhecimento aos Tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais. Além do TRT-RS, outros sete tribunais do país foram agraciados com o selo Diamante: os TRTs da 1ª Região (RJ), 5ª Região (BA), 6ª Região (Pernambuco), 14ª Região (Rondônia e Acre) e 15ª Região (Campinas), o Tribunal de Justiça de Alagoas e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O prêmio também possui as categorias ouro, prata e bronze.
São considerados tribunais com nível de excelência na gestão da informação aqueles capazes de extrair dados analíticos de todas as unidades judiciárias, em sistemas padronizados de acordo com as regras das Tabelas Processuais Unificadas (Resolução nº 46/2007) e nos padrões do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do CNJ.
Levantamento de governança de TIC
O levantamento de governança de TIC do CNJ informa o nível onde se encontra o progresso tecnológico do Poder Judiciário brasileiro. O TRT-RS ficou na primeira posição entre os 92 tribunais brasileiros, sendo um dos seis órgãos do Judiciário que obtiveram a classificação “Aprimorado”.
O levantamento é feito através de informações prestadas ao CNJ por todos os tribunais do país, a fim de atribuir menções para classificar o estado das cortes em relação à governança, gestão e infraestrutura de TIC. O estudo enviado para a realização da governança contava com um questionário de cerca de 270 perguntas, que foram respondidas pelos coordenadores de TI em cada órgão. Os principais temas eram em relação às políticas, ao planejamento, às competências e ao desempenho das pessoas, à integração e ao nivelamento dos sistemas e serviços de infraestrutura, entre outras questões.