TRT-RS inaugura Espaço Cultural Lenir Heinen no Foro Trabalhista de Porto Alegre
O TRT-RS promoveu nessa terça-feira (13/12) a cerimônia de descerramento da placa que atribui o nome do juiz do Trabalho Lenir Heinen ao Espaço Cultural do Foro Trabalhista de Porto Alegre. A homenagem ao juiz, falecido em 2013, foi uma sugestão da diretora do Foro, juíza Eny Ondina Costa da Silva. A proposta foi aceita por unanimidade pelo Órgão Especial do TRT-RS. O evento de inauguração contou com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, e de magistrados, servidores, amigos e familiares do homenageado. O Espaço Cultural Lenir Heinen localiza-se na Galeria do Foro Trabalhista.
Acesse fotos da homenagem ao juiz Lenir.Abre em nova aba
Em seu pronunciamento, a presidente Beatriz Renck ressaltou que o juiz Lenir Heinen foi exemplar tanto em seu compromisso com a magistratura quanto na humanidade que demonstrava no convívio diário. “O juiz Lenir soube, de forma especial, conjugar a firmeza, a objetividade e o compromisso com a jurisdição sem prescindir de respeito, calma e delicadeza na sua atuação”, declarou. A diretora do Foro, juíza Eny Ondina Costa da Silva, também relembrou algumas características do magistrado: “Ele sempre nos tratou com muito coleguismo, alegria e serenidade”, afirmou.
A viúva do juiz Lenir Heinen, Lídia Edith Heinen, participou da cerimônia e agradeceu os atos de gentileza e generosidade simbolizados pela homenagem. “Agradeço a todos que conviveram com o Lenir e criaram o ambiente que permitiu a ele ser um homem profissionalmente feliz e realizado”, declarou.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, a corregedora regional, desembargadora Maria da Graça Ribeiro Centeno, e o vice-corregedor, Marçal Henri dos Santos Figueiredo.
O juiz Lenir Heinen foi titular da 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e, desde o dia 19 de agosto de 2013, atuava como convocado na 7ª Turma Julgadora do Tribunal, na cadeira do desembargador Flavio Portinho Sirangelo. Ingressou na magistratura em 1992, como juiz substituto, e foi promovido, em 1995, a juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande. Atuou na Vara de Trabalho de Camaquã de 1998 até 2000, e a partir deste ano assumiu a 7ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. Em 31 de agosto de 2013, foi vítima fatal da queda de uma árvore no Parque Farroupilha, na Capital.