Iniciativas de conciliação do TRT-RS são apresentadas ao TRF4 e ao TJRS
Nesta terça-feira (17/9), magistrados e servidores de unidades de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) receberam a visita de representantes dos centros de conciliação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
A visita foi uma troca de experiências entre os três tribunais. O TRT-RS apresentou o funcionamento de seu Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec), a organização de seus Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Resolução de Disputas (Cejuscs), de 1º e 2 º graus, e os seus projetos de conciliação.
A visita institucional se seguiu à "Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais - Judiciário UnidoAbre em nova aba", ocorrida em julho. A ação foi uma parceria entre o TRT-RS, o TJRS e o TRF4 para resolver consensualmente o maior número de demandas, principalmente aquelas que foram suspensas no período de maior gravidade das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Por isso, o mote da iniciativa foi “Conciliando, recomeçamos”.
O encontro desta terça também deu andamento à organização da 11ª Jornada de Soluções Autocompositivas, que será realizada em novembro. A jornada é uma iniciativa conjunta dos três tribunais.
Representando o TRT-RS, estiveram presentes a desembargadora Luciane Cardoso Barzotto (coordenadora do Nupemec), os juízes Artur Peixoto San Martin (coordenador do Cejusc 1º Grau), Marcela Casanova Viana Arena (supervisora do Cejusc 2º Grau) e Adriana Seelig Gonçalves (coordenadora do Juízo Auxiliar de Execução), e os servidores Adriana Rizzoli (coordenadora do Cejusc 1º Grau) e Marcos Paulo Massirer Bitencourt (coordenador do Cejusc 2º Grau). Representaram o TRF4 a juíza Catarina Volkart Pinto e a servidora Fernanda Machado Silva. Compareceram, pelo TJRS, a juíza Josiane Caleffi Estivalet e as servidoras Petina Riccardi Lima, Mariana Jacques e Liege Aparecida Agne de Freitas.