Em apoio à doação de órgãos, TRT-RS ilumina a fachada de verde
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) está engajado na campanha Setembro Verde, que promove a importância da doação de órgãos e tecidos.
O prédio-sede do Tribunal e o Foro Trabalhista de Porto Alegre estarão iluminados na cor verde até o dia 8. Durante o mês, também serão divulgados diversos conteúdos sobre o tema.
Nesta campanha, o TRT-RS conta com a parceria da ONG Via VidaAbre em nova aba, que atua na causa e mantém a Pousada Solidariedade, na Capital. O espaço acolhe pacientes de todo o país, que aguardam transplante de órgãos.
Seja doador!
Para ser doador, basta informar à família sua vontade. Pela lei, é dela a responsabilidade de autorizar a doação.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista de espera unificada. No RS, há 2.444 pessoas aguardando por órgãos ou tecidos, a maioria necessitando rim (1.129) e córneas (1.084).
Os órgãos e tecidos que podem ser doados após a morte encefálica são: coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, válvulas cardíacas, pele, ossos e tendões. Um doador pode salvar até oito pessoas.
Em vida, podem ser doados sangue, medula óssea e pele. Para parentes de até quarto grau e cônjuges, pode ser doado um rim e parte do pulmão e do fígado.
Doações
A ViaVida e a Pousada Solidariedade são mantidas por parceiros e doações. Colaborações em dinheiro podem ser depositadas pelo PIX 04043606000165 (CNPJ). Também são bem-vindas doações de alimentos não-perecíveis, cestas básicas e materiais de limpeza, que podem ser entregues no local, no endereço abaixo.
Contatos da ONG:
- Endereço: Rua São Mateus, 815, bairro Jardim do Salso. Porto Alegre.
- Telefone: (51) 3333-4519
- E-mail: via@viavida.org.br
- Site: www.viavida.org.br
- Instagram: @viavidapro