Mais de 30 jovens participam do Projeto Pescar na Comunidade Jurídico-Trabalhista em 2024

Duas turmas estão em andamento no Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista: uma no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e outra na Escola Superior de Advocacia (ESA).
Com alunos entre 16 e 19 anos, o curso "Iniciação em Serviços Administrativos" já beneficiou 175 jovens desde 2017, com uma carga horária superior a 800 horas/aula.
Os estudantes aprendem sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, postura ética, cidadania, contratos e a Lei de Aprendizagem. O currículo também inclui introdução à Administração, Informática, Direito e habilidades de comunicação escrita, oral, linguagem corporal e desinibição.

As aulas se estendem até março de 2025 e as vagas nas turmas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Além da formação gratuita, os alunos recebem uniforme, transporte e alimentação.
O projeto também busca inserir alunas e alunos efetivamente no mercado de trabalho por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas. Caso haja interesse em ofertar uma vaga a um dos alunos/as, basta entrar em contato pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br.
A turma do TRT-4 é composta por 18 alunos. Já a da ESA, que conta com 15 alunos, está em busca de voluntários na área de informática. Interessados em contribuir devem entrar em contato com os educadores sociais Cátia Beulke, pelo e-mail projetopescar@trt4.jus.br, ou Valéria Neutzling, pelo e-mail es.valerias@projetopescar.org.br.
A educadora social Cátia Beulke, coordenadora da turma do TRT-4, destaca: “Conforme o tempo passa, é visível a mudança que ocorre em cada um. Isso acontece pela participação, interação e comprometimento dos jovens com a aprendizagem, com a disponibilidade dos voluntários e pela certeza de que é possível trilhar um caminho de crescimento socioprofissional”.
Comunidade Jurídico Trabalhista
A unidade do Pescar na Comunidade Jurídico Trabalhista é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o TRT-4, a ESA, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).
Fundação Projeto Pescar
A Fundação Projeto Pescar, com 47 anos de história, visa qualificar profissionalmente e desenvolver pessoalmente jovens em situação de vulnerabilidade social. A inclusão no mercado de trabalho é viabilizada por meio de parcerias com empresas e organizações. Atualmente, a rede conta com 74 unidades espalhadas por 39 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, a Comunidade Jurídico-Trabalhista apoia o projeto, fruto de uma parceria entre a Fundação Projeto Pescar e o TRT-4, a ESA, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS).
Desde a sua fundação, mais de 36 mil jovens foram beneficiados pelo projeto, com o apoio de voluntários e parceiros. Internacionalmente, o Projeto Pescar está presente em 34 unidades na Argentina, Paraguai e Angola.
Para mais informações sobre o Projeto Pescar, clique aquiAbre em nova aba.