Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/07/2024 13:20. Atualizada em: 24/07/2024 15:47.

TRT-RS cria grupo com cinco instituições parceiras para a prevenção de acidentes de trabalho

Visualizações: 1331
Início da galeria de imagens.
Reunião no salão nobre
Solenidade ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS
Ricardo Martins Costa
Ricardo Martins Costa
Cristina Viana dos Santos
Cristina Viana dos Santos
Evandro Krebs
Evandro Krebs
Eliane Covolo Melgarejo
Eliane Covolo Melgarejo
Claudir Nespolo
Claudir Nespolo
Denise Maria Schellenberger Fernandes
Denise Maria Schellenberger Fernandes
Marcos Fagundes Salomão
Marcos Fagundes Salomão
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho gaúcha firmou, na terça-feira (23/7), um protocolo de cooperação técnica com cinco entidades parceiras para a criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 4ª Região (Getrin). O objetivo é unir esforços para a implementação de programas e ações regionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho no âmbito do Programa Trabalho SeguroAbre em nova aba

O Getrin conta com a adesão do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE-RS), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV), do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe-RS) e da Associação de Peritos na Justiça do Trabalho da 4ª Região (Apejust). 

Entre os compromissos assumidos pelas instituições está a implementação de políticas públicas permanentes em defesa do meio ambiente, da segurança e da saúde no trabalho, a promoção de estudos e pesquisas, a fomentação de ações educativas, e a criação de um banco de dados comum. 

Cerimônia

A solenidade de criação do Getrin foi realizada no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). “Esse tema é fundamental em todas as nossas políticas institucionais. Reafirmamos nosso compromisso de implantar ações voltadas à preservação de um meio ambiente de trabalho saudável e digno”, ressaltou o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa. 

A diretora do Sintrajufe Cristina Viana dos Santos destacou a importância do Programa Trabalho Seguro, que tem abrangência nacional, e manifestou a satisfação da entidade em integrar o novo grupo. “Saudamos a assinatura deste protocolo, especialmente em nosso Estado, depois de toda a tragédia que vivemos. O trabalho é a vida das pessoas e tem um papel importante para a construção da nossa identidade”, afirmou. 

O presidente da Apejust, Evandro Krebs, avaliou que o Getrin vai ao encontro das preocupações dos peritos com a prevenção de acidentes. “Já somos parceiros nesse tema, é uma atividade de extrema responsabilidade. O desafio da prevenção se torna, ainda mais, uma missão a ser cumprida”, declarou. 

A vice-presidente da AmatraIV,  juíza Eliane Covolo Melgarejo, ressaltou que o grupo busca combater todas as formas de adoecimento no trabalho. “Esse objetivo deve sempre privilegiar o princípio da precaução. Quando alguém perde a vida por acidente de trabalho, morre um pouco a humanidade em cada um de nós. A AmatraIV vem reafirmar seu compromisso democrático de proteção ao trabalho decente e digno”, sublinhou. 

O superintendente regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo, observou que o esforço conjunto pode dar mais celeridade a diagnósticos e propostas de ajustes nas políticas existentes. Também afirmou que é urgente enfrentar os acidentes de trabalho que atingem os entregadores. “O enfrentamento dos acidentes é de grande necessidade, e teremos mais potência agora com a criação dessa comissão representativa no Rio Grande do Sul”, afirmou. 

A procuradora chefe do MPT-RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes, declarou que a segurança no ambiente de trabalho e a prevenção de acidentes é um compromisso permanente das instituições. A procuradora também lamentou os números elevados de acidentes e mortes de trabalhadores no Brasil.  “Programas e ações voltados para a prevenção de acidentes e a existência de um ambiente de trabalho seguro são todos louváveis, é com satisfação que firmamos este compromisso”, declarou. 

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-RS, desembargador Marcos Fagundes Salomão, comentou que uma das linhas de atuação do programa é justamente o diálogo social entre as instituições, que é reforçado pela criação do Getrin. “Com esse grupo, o Programa Trabalho Seguro sai do âmbito exclusivo do Judiciário e percorre a sociedade como um todo, colaborando para criar uma cultura de prevenção e fortalecer a política nacional de segurança e saúde no trabalho”, concluiu. 

Ação de conscientização 

A primeira atividade conjunta do Getrin ocorrerá neste domingo (28/7), com uma ação de conscientização sobre prevenção a acidentes e doenças do trabalho no Parque da Redenção. Das 9h às 12h, haverá um quiosque do TRT-RS, em parceria com as demais instituições, em frente aos Arcos (Monumento ao Expedicionário). Serão distribuídos materiais educativos e informativos. A iniciativa fará alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado no dia 27 de julho. Em caso de chuva, o evento será cancelado. 

Programa Trabalho Seguro

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST),  em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Ele busca a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Seu principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos. 

O TRT-RS já integrava um grupo de trabalho interinstitucional de prevenção a acidentes desde 2012. A criação do novo Getrin reforçou o compromisso com a adesão de mais instituições parceiras. 

Presenças 

A solenidade de criação do Getrin também contou com as presenças da corregedora regional do TRT-RS, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, da vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca,  do chefe da seção de segurança e saúde no trabalho da SRTE-RS, Sérgio Augusto Letizia Garcia, e dos assistentes da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, Martine D'Andrea de Medeiros e Cícero da Silva Ferreira.


Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias