TRT-RS instala ponto de inclusão digital em comunidade do município de Arambaré
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) instalou, na terça-feira (9/7), um Ponto de Inclusão Digital (PID)Abre em nova aba na cidade de Arambaré, na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul. Ele foi instalado na localidade de Santa Rita do Sul, que fica a cerca de 20km da sede do município e sofre constantemente o impacto de alagamentos e inundações. O objetivo é ampliar e facilitar o acesso da comunidade aos serviços do Judiciário.
O acordo para a instalação do PID foi firmado entre o TRT-RS e a Prefeitura de Arambaré em março deste ano e depois contou com a adesão do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Os equipamentos do Ponto de Inclusão Digital estão disponíveis para a população no Centro Comunitário de Santa Rita do Sul. A sede do Centro foi inundada pelas enchentes de maio e o espaço foi restabelecido apenas no início de julho.
Pontos de Inclusão Digital
Os Pontos de Inclusão Digital são espaços com equipamentos como computadores, webcams, mesas e cadeiras, além de acesso à internet. O computador está conectado ao Balcão Virtual, que presta orientações e informações sobre os serviços da Justiça do Trabalho. Também há a possibilidade de realização de audiências por videoconferência. No caso de Arambaré, o PID também dará acesso a serviços das Justiças Militar e Eleitoral.
A Justiça do Trabalho gaúcha já instalou outros dois PIDs, na Ilha do Pavão e na Ilha da Pintada, em Porto Alegre. A iniciativa integra o programa Justiça para Todos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta essa iniciativa para fortalecer o acesso à Justiça e garantir direitos.
Reconhecimento internacional
O projeto de inclusão digital do TRT-RS foi apresentado em junho no Creative Bureaucracy Festival, em Berlim, na Alemanha. A iniciativa de implantação dos PIDs nas comunidades foi selecionada no Digital Kick-off Day, evento on-line realizado no em março. Mais de 200 projetos do setor público de diferentes países foram inscritos. Os três mais votados, em votação popular e pelo júri, foram escolhidos para a apresentação na Alemanha.