Desembargadora Maria Madalena Telesca participa do lançamento de comitê para combater fraude à cota de gênero nas eleições
A vice-corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Maria Madalena Telesca, participou do lançamento do Comitê de enfrentamento à fraude à cota de gênero, no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (1º), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS).
“Em nome do Tribunal Regional do Trabalho, eu quero celebrar a instalação deste comitê, que é mais um passo pela luta efetiva da realização dos direitos femininos. Quero registrar que o Judiciário Trabalhista tem uma boa representação feminina nos nossos quadros, nas direções e nas associações. Celebro muito o respeito aos direitos das mulheres. E essa iniciativa do presidente Voltaire merece os nossos cumprimentros”, disse Madalena em seu discurso.
Presidente do TRE-RS, o desembargador Voltaire de Lima Moraes registrou a sua satisfação em estar cumprindo uma promessa feita quando assumiu a presidência do regional gaúcho. Expressou o desejo de que a atividade político-partidária feminina seja cumprida de forma plena.
A presidente do comitê, a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, apresentou dados que demonstram a desproporcionalidade quanto à representatividade feminina em cargos políticos. Sustentou a necessidade de estimular a participação feminina de forma efetiva, não só para cumprir a cota de gênero.
A criação do comitê tem como objetivo fiscalizar, investigar e propor ações preventivas e corretivas contra fraudes à cota de gênero, de modo a promover a integridade do processo eleitoral e a participação livre, consciente e efetiva das candidaturas femininas.