Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 13/06/2024 09:27. Atualizada em: 13/06/2024 11:06.

TRT-RS firma parceria para compartilhar com a Justiça Estadual o uso do Foro Trabalhista de Estrela

Visualizações: 972
Início da galeria de imagens.
Presidentes do TRT-RS e do TJ-RS visitaram as instalações dos prédios
Presidentes do TRT-RS e do TJ-RS visitaram as instalações dos prédios
Solenidade de assinatura do termo de compromisso ocorreu no Foro Trabalhista
Solenidade de assinatura do termo de compromisso ocorreu no Foro Trabalhista
Equipe do TRT-RS visita Fórum da Comarca de Estrela
Equipe do TRT-RS visita Fórum da Comarca de Estrela
Inundações causaram danos no Fórum da Comarca de Estrela
Inundações causaram danos no Fórum da Comarca de Estrela
Prédio do Foro Trabalhista de Estrela
Prédio do Foro Trabalhista de Estrela
Maria Madalena Telesca, Ricardo Martins Costa e Alberto Delgado
Maria Madalena Telesca, Ricardo Martins Costa e Alberto Delgado
Alberto Delgado Neto e Ricardo Martins Costa
Alberto Delgado Neto e Ricardo Martins Costa
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho gaúcha firmou parceria para compartilhar com a Justiça Estadual o uso das instalações do Foro Trabalhista de Estrela. O prédio onde funcionava a Justiça Estadual no município, o Fórum da Comarca de Estrela, foi atingido pelas enchentes e não está em condições de uso. As águas das inundações chegaram ao segundo andar do edifício, causando muitos danos. A cidade localiza-se na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelos desastres da crise climática do Rio Grande do Sul. 

O termo de compromisso entre o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi assinado na tarde de quarta-feira (12/6), no Foro Trabalhista de Estrela. Antes da solenidade, o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, e o presidente do TJ-RS, desembargador Alberto Delgado Neto, visitaram os prédios e conversaram com as equipes de magistrados e servidores. No edifício do Foro Trabalhista também já vinha funcionando a Justiça Eleitoral. 

União entre os tribunais gaúchos

A iniciativa faz parte das ações dos tribunais gaúchos na Rede Sul de Cooperação Judiciária. Criada em maio deste ano, ela prevê a atuação conjunta dos órgãos para a efetividade da prestação jurisdicional no contexto da crise climática. Entre outras iniciativas, está previsto o compartilhamento de bens. Além do TRT-RS e do TJ-RS, também fazem parte do subcomitê o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça Militar.

Prestação jurisdicional

O desembargador Martins Costa, presidente do TRT-RS, destacou que os dois órgãos atuam com a mesma finalidade, que é a de prestar a jurisdição para a sociedade. O magistrado também observou que o convívio e a troca de experiências entre as equipes de servidores e magistrados beneficiará o Judiciário como um todo. “Esta união da Justiça traz muitos benefícios e quem recebe é a comunidade. Estamos unidos para prestar o melhor serviço aos cidadãos”, ressaltou. 

O presidente do TJ-RS, desembargador Alberto Delgado Neto, afirmou que a integração entre os tribunais é imprescindível e fundamental. Ele acrescentou que a diferença entre os órgãos é apenas a competência, o tipo de matéria que é analisada nos processos, mas ambos buscam atender os cidadãos. “Estamos consolidando o que já fizemos no subcomitê dos tribunais gaúchos, e isso certamente produzirá frutos e exemplos de que somos um só Poder Judiciário”, concluiu. 

A solenidade de assinatura do termo também contou com a presença da vice-corregedora do TRT-RS, desembargadora Maria Madalena Telesca, do juiz diretor do Foro Trabalhista de Estrela, Clocemar Lemes Silva, da juíza diretora da Comarca de Estrela, Caren Letícia Castro Pereira, e do presidente da subseção local da OAB-RS, Rafael Godinho. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias