Inscrições de boas práticas para o Prêmio Innovare vão até 26 de abril

O 21º Prêmio InnovareAbre em nova aba está com inscrições abertas. A premiação destaca e divulga iniciativas que promovem o aprimoramento da Justiça e do atendimento aos cidadãos.
Para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania o tema é livre. Nessas categorias, o Prêmio Innovare também escolherá uma prática para receber o Prêmio Destaque 2024, com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade.
As inscrições devem ser feitas pelo site da premiação, até 26 de abril.
Para a Categoria CNJ, as inscrições vão até o dia 7 de abril. Esta categoria busca práticas que garantam a dignidade da pessoa humana ao atender necessidades básicas como saúde, educação, cultura e renda ou tenham o objetivo de eliminar as desigualdades sociais. Mais informações devem ser obtidas pelo Portal de Boas Práticas do CNJ.Abre em nova aba
O TRT-4 já foi premiado em duas oportunidades no Innovare, com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista (2021)Abre em nova aba e o projeto "Mediação Prévia em Despedidas em Massa" (2015).Abre em nova aba
Veja aqui um tutorialAbre em nova aba sobre como se inscrever no Prêmio Innovare 2024
Consulte também o regulamento da premiaçãoAbre em nova aba.
Sobre o Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare é uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.
Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
O Prêmio é realizado pelo Instituto Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União, associações jurídicas e conselhos de justiça do país, com o apoio da Globo.
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 21ª edição e completa 20 anos em 2024. Ao todo, 284 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas desde 2004. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.
Desde a criação, mais de 10 mil práticas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que pode ser consultado gratuitamente no site da premiação.
Parceiros institucionais:
- Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
- Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
- Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)
- Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep)
- Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)
- Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
- Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)
- Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).