Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/03/2024 15:58. Atualizada em: 21/03/2024 10:11.

Grupo do TRT-4 dará atenção para o trabalho decente de catadoras e catadores

Visualizações: 244
Início do corpo da notícia.
Foto feita durante a visita do presidente do TST, ministro Lelio Bentes (de barba), ao Centro de Educação Ambiental, em Porto Alegre/RS, no dia 26 de fevereiro.
Foto durante visita do presidente do TST a centro de reciclagem, em 26/2

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) criou um Grupo de Trabalho focado em proporcionar melhores condições para catadoras e catadores de materiais recicláveis desempenharem suas atividades. 

A Portaria 928/2024Abre em nova aba da Presidência do TRT-4 estabelece que a equipe será composta por integrantes dos seguintes setores do Tribunal e entidades:

  • Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente;
  • Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
  • Secretaria de Administração;
  • Secretaria de Serviços;
  • Ministério Público do Trabalho;
  • Associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

A criação do GT leva em consideração a Política de Governança dos Colegiados Temáticos da Justiça do Trabalho e a adesão do Poder Judiciário brasileiro ao “Pacto pela Implementação da Agenda 2030”. 

Também observa a inclusão social prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como políticas de sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

A portaria refere, ainda, que o “meio ambiente do trabalho compreende o conjunto das condições internas e externas do local de trabalho”, assim como o fato de o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho promover a valorização das pessoas, o trabalho decente e a sustentabilidade.

Em 12 de março, o TRT-4 realizou mediação entre catadores e a Prefeitura de Porto Alegre. A negociação, que abordou condições de trabalho dos trabalhadores e o risco social inerente a uma parceria público-privada proposta pelo Município, teve a presença do ministro Alberto Bastos Balazeiro, coordenador de grupo de trabalho nacional com igual temática.

No dia 26 de fevereiro, uma comitiva da Justiça do Trabalho visitouAbre em nova aba Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Vila Pinto, em Porto Alegre. Participaram o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, o presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, além de outros magistrados, servidores e representante do Ministério Público do Trabalho. O grupo foi recebido por catadores e líderes da comunidade local.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto e foto de Bárbara Frank (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionaltrabalho decentehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista