Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/03/2024 14:55. Atualizada em: 19/03/2024 14:59.

Computadores doados pelo TRT-4 viabilizam sala de informática em escola pública

Visualizações: 160
Início do corpo da notícia.
Selfie da professora Themis sorrindo, com a sala de informática ao fundo sendo usada por crianças. Ela é uma mulher parda, com cabelos grisalhos, longos e crespos, usa óculos e uma camiseta azul marinho.
Professora Themis e alunos, durante a aula

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Leopolda Barnewitz, localizada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS, agora conta com uma sala de informática com 25 computadores. Os equipamentos, doados pelo Tribunal Regional da 4ª Região (RS) juntamente com 10 impressoras, permitirão que 170 alunos do 1° ao 5° ano possam melhor aproveitar as aulas de Cultura Digital. Isso porque os equipamentos antes usados eram portáteis, demandando uma demorada logística para o seu carregamento na energia elétrica e transporte entre as salas, o que reduzia significativamente a duração “líquida” das aulas.


Conforme explica a professora Themis da Silva Pinto Correa Marques, responsável pela disciplina mencionada, as atividades desenvolvidas são orientadas pela Base Nacional Comum Curricular, ocorrendo por meio da plataforma @educar, ambiente disponibilizado pelo governo estadual. Para todos os alunos da escola, já há um benefício só pela naturalização do contato com os equipamentos, constata. 


Sala de aula equipada com os computadores
Computadores doados pelo TRT-4

Para além disso, uma das ações implementadas é o Projeto Identidade Digital, esclarece Themis. Nele, os alunos do 3º ao 5º ano começam a desenvolver familiaridade no uso de correio eletrônico e armazenamento em nuvem, por exemplo. Especialmente nos estudantes dos últimos anos, também é estimulada a responsabilidade com as informações que são acessadas, criadas e compartilhadas, no sentido de sedimentar a ideia de cidadania. Com os integrantes das séries iniciais, ela recorre a jogos que ajudam a consolidar os ensinamentos de alfabetização. 


A professora Alisandra Battistel, diretora da instituição, agradeceu pelo gesto do TRT4, ato que viabilizou a montagem da sala de informática. Segundo ela, o uso dos equipamentos possibilita aos alunos “o acesso a uma educação conectada, o que é muito importante para todos nós”. 


A doação de bens pelo TRT4 é regulamentada pela Portaria 3.244/2021 (artigos 56 a 68). A instituição pode destinar itens para órgãos da Administração Pública (União, Estados e Municípios), além de entidades de assistência social sem fins lucrativos e associações e cooperativas de reciclagem que possuem convênio ou parceria com o Tribunal. Mais informações, inclusive sobre como as instituições e entidades podem se habilitar para receber doações, estão disponíveis nesta página.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS) e fotos cedidas pelas professoras
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista