Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/02/2024 18:17. Atualizada em: 21/02/2024 18:37.

Mediação do TRT-4 resulta em acordo entre Governo do RS e servidores de fundações estaduais

Visualizações: 602
Início do corpo da notícia.
Foto da audiência de segunda-feira, em ângulo aberto
Audiência no TRT-4 encaminhou proposta de acordo

Mediação feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) resultou em acordo entre o Governo do Rio Grande do Sul e servidores de dez fundações estaduais.

Os trabalhadores aprovaram, em assembleia na tarde desta quarta-feira (21/2), a proposta de reajuste nos salários e em outras verbas. A assembleia ocorreu na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do RS (Semapi).

A proposta foi encaminhada pelo Governo após a última audiência de mediação no TRT-4, realizada na segunda-feira (19). As tratativas foram conduzidas pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, com participação da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, e do procurador regional do Trabalho Marcelo Goulart. Ao todo, foram realizadas sete reuniões com os representantes do Governo e dos sindicatos que representam a categoria.

Mediação entre Governo e sindicatos que representam os servidores
Mediação entre Governo e sindicatos dos servidores.

O acordo aprovado prevê 18,02% de reposição salarial para os servidores, de forma gradual: 4,51% em fevereiro, 4,31% em outubro, 4,13% em abril de 2025 e 3,97% em outubro de 2025. Também haverá reajuste nas verbas de auxílio educação infantil, auxílio funeral, seguro de vida e quebra de caixa, vale-rancho e vales-alimentação/refeição. Para estas, 50% será implementado na folha de fevereiro, e o restante na folha de outubro deste ano. O acordo ainda contempla outras combinações entre Governo e servidores, inclusive cláusulas específicas para algumas fundações.

Além do Semapi, os trabalhadores foram representados, na mediação, pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge/RS) e pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio no RS (Sintargs).

Des. Alexandre, juíza Luciana e procurador Marcelo
Des. Alexandre, juíza Luciana e procurador Marcelo

O acordo vale para os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), da Fundação de Proteção Especial (FPE), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades (Faders), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), da Fundação Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da Fundação Theatro São Pedro e da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar- Emater/RS).

O Governo do RS foi representado pelo Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (GAE).

Acesse aqui Abre em nova abaa ata da audiência de mediação realizada segunda-feira, que encaminhou o acordo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista